JBCMangás

MB Review: Hunter x Hunter: O Retorno dos Caçadores

É isso mesmo que vocês viram galera, hoje vamos falar de Hunter x Hunter!

Hunter x Hunter, ou simplesmente HxH, é uma obra muito famosa de Yoshihiro Togashi, o mesmo autor de Yu Yu Hakusho, a aclamada obra do autor é publicada desde 1998 pela revista Weekly Shōnen Jump. Com atualmente 36 volumes e todos estes volumes já publicados no Brasil pela Editora JBC – que recentemente começou uma reposição da obra no mesmo formato, porém com um papel diferente. O mangá ainda não foi finalizado, mas infelizmente desde 2018 se encontra em hiato. E como se não bastasse, a obra tem tudo que tem direito fora da mídia do anime: um filme, musical, jogos e por aí vai.

Sinopse: A obra conta as aventuras de Gon Freecss, um garoto de 12 anos que pretende se tornar um Hunter, um caçador de tesouros, lugares perdidos e criaturas estranhas, para poder encontrar o seu pai, que há muito desapareceu.

Porém, para poder se tornar um Hunter, é necessário obter uma licença especial – e para tirá-la é preciso passar – e sobreviver – a um rigoroso exame ao lado de milhares aspirantes à caçadores. Uma vez aprovado, o Hunter passa a ter direito a acessar áreas e informações secretas, fora a possibilidade de acumular uma grande fortuna de acordo com seus feitos.

Pois bem, a obra começa com Gon, um jovem pescando um peixe que 5 adultos sequer foram capazes de pescar, o que faz parte do desafio para que sua tia, Mito, deixe-o ser candidato parar prestar o exame Hunter. Apesar de todo cuidado de Mito para que Gon não fosse influenciado pelo pai para seguir a perigosa carreira de Hunter, de nada adiantou, ser Hunter já está em seu sangue e finalmente Mito autoriza a inscrição do jovem do rigoroso exame.

Com uma boa dose de humor, Gon embarca no navio e já de cara tem que enfrentar uma tempestade, como um bem aventurado garoto. Gon acaba por não se abalar com o temporal, porém outros tripulantes para o exame Hunter falham em sequer se manter de pé após a chuva. Até que restam apenas 3 viajantes no navio, Gon, Leorio e o Kurapaika.

Quando menos se espera o exame Hunter já começa, pessoas comuns são recrutadas para filtrar melhor os candidatos antes deles chegarem de fato ao local do início do exame verdadeiro, onde será testada sua força, tanto física como de vontade e também diria que sua índole. Após chegar no local do exame de fato, Gon, Leorio e Kurapaika tem um encontro com todos os tipos de personalidades e caráter. Logo de cara, Gon já se dá bem com outro jovem aparentemente prodígio, Killua, em que rola uma boa parceria e eles começam a participar do exame Hunter juntos, até que o peculiar Hisoka resolve dar o ar de sua graça.

Bem, no mais esse volume não nos mostra grandes surpresas para quem já viu o anime – até mesmo para quem não viu -, porém é muito importante pois esse primeiro volume mostra vários detalhes deste 3 personagens que são primordiais para entender detalhes futuros da obra. É basicamente um pouco da história de Gon e a introdução dos personagens no exame Hunter, porém a obra se mostra muito bem trabalhada, personagens carismáticos e expressões interessantes. Os motivos de cada um querer sua licença Hunter, é bem mais introdutório, o que é comum em muitas obras, o final do volume traz aquele belo gancho para te deixar ansioso pelo segundo volume (muito ansioso, afinal vamos conhecer uma pessoa icônica na obra).

Algo que me deixa curioso, que até talvez seja dito mais adiante na obra (ou não), é o fato do Gon ter um grande destaque em características como força, resistência e sentidos. Como no início da obra, que mesmo sendo criança, ele pesca um peixe que 5 adultos não conseguiram pescar. Algumas características como os sentidos aguçados de paladar e olfato, dentre outros, me deixam de orelha em pé, mas pode ser que seja apenas uma característica da obra para atrair público para leitura. Talvez a explicação seja uma característica genética, já que seu pai, é uma pessoa aparentemente muito forte e famosa, porém, me parece uma solução meio fácil de se pensar.

Recomendo?

Bem, para quem não possui a obra em sua prateleira na versão em papel jornal, recomendo, é uma obra cativante, não atoa é tão aclamada, você logo aprende a gostar de Gon e vê que é um jovem de coração puro, pode até parecer meio morno no começo, mas tenho certeza que a trama melhora muito sua narrativa um pouco mais à frente, só o final do primeiro volume já te mostra que o que vem por aí será fenomenal. Infelizmente por motivos de saúde Yoshihiro Togashi está há 2 anos sem lançar um capítulo sequer de Hunter x Hunter, o maior hiato de toda a obra, apesar dos trocadilhos e brincadeiras de muitos fãs, concordo totalmente que devemos colocar nossa saúde em primeiro lugar, assim, esperamos uma melhora do autor para que ele continue essa maravilhosa aventura. E apesar de recomendar a você a embarcar nesta aventura, você também tem que ponderar que é uma obra longa, que já conta com 36 volumes e infelizmente sem previsão de término ou de continuidade.

Sem me estender muito sobre a polêmica do tal papel transparente, a JBC já apresentou os motivos em uma live no seu canal no YouTube, eu entendi perfeitamente o ponto de vista da Editora, acredito que pela obra que Hunter X Hunter representa e pelo preço de capa cobrado a obra merecia um plus, mas entendo as dificuldades do todo o cenário atual, posso garantir que não é tão transparente como nas fotos e não me atrapalhou em nenhum momento, não tomei spoiler das páginas seguintes, nem algo do tipo e fisicamente o exemplar me agradou muito, sem nenhum defeito na lombada, falta ou excesso de cola. O corte também está bem feito e o papel, por ser um off-set 75g, você sente que tem uma resistência muito melhor do que a versão anterior em papel jornal.

Você já pode adquirir o Volume 1 (clique aqui), e também já está disponível o Volume 2 (neste link). O primeiro volume conta com um miolo em off-set em 184 páginas em uma capa cartão. A editora JBC publicará ele mensal e de 2 em 2 volumes.

Espero que tenham curtido e deixe sua opinião aqui embaixo sobre essa maravilhosa obra.

Review por wtf.edson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *