MB Review:”Dementia 21″, o Bizarro e o Nonsense!

Anunciado em Fevereiro do ano passado (2019) pela editora Todavia, Dementia 21 só teve seu lançamento realizado neste ano (2020), sendo essa a primeira vez que temos um trabalho do senhor Kago publicado no Brasil. Falando no autor, a obra é escrita e desenhada por um dos mestres do gênero “Ero Guro”, Shintaro Kago, que é conhecido por seus trabalhos que combinam horror, humor ácido, erotismo, escatologia e surrealismo. 

A história do mangá gira em torno da personagem Yukie Sakai, uma cuidadora de idosos que trabalha para uma empresa especializada. Somos apresentados a 17 capítulos, cada capítulo possui uma nova história mas sempre com a Yukie sendo designada a cuidar de uma pessoa idosa diferente (com exceção do sexto e do penúltimo capítulo), e os acontecimentos bizarros só vão aumentando ao decorrer da leitura, passando por velhas psicóticas a dentaduras demoníacas!

Sobre a edição da editora Todavia, está bem caprichada, ela possui uma textura especial na capa muito boa além de orelhas, apesar que eu preferiria que fosse publicado em capa dura, mas é apenas o meu gosto pessoal. A escolha da arte da capa foi muito bem acertada, a editora optou pela segunda capa da versão original do mangá, que pra mim é a ilustração mais bonita, porém é uma pena que o mangá não possui extras com a arte das outras seis capas da versão digital.

Vale ressaltar que diferente das outras obras do mestre Kago, essa não possui cenas eróticas ou de sexo, que é comum nos trabalhos do Kago e do próprio gênero Ero Guro que ele faz parte. Nessa obra o autor conseguiu equilibrar bem o horror com humor ácido, regrado a críticas pesadas ao modo como a sociedade japonesa cuidam de seus idosos. Se você gosta dos trabalhos do Junji Ito, e principalmente das obras do gênero Ero Guro, esse mangá é uma leitura obrigatória!

Ficha TécnicaTítulo: Dementia 21Autor: Shintaro KagoVolume: ÚnicoPáginas: 280Demografia: SeinenGêneros: Terror/Horror, Suspense, Mistério, Sobrenatural.Faixa etária: Não recomendado para menores de 16 anosFormato: 23.8 x 17.2 cmPapel: Off-setPreço: R$ 69,90Editora: Todavia
Mais alguns detalhes da arte:

One thought on “MB Review:”Dementia 21″, o Bizarro e o Nonsense!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.