MB Animações: Hilda e a Jornada pelo novo!

Hilda: uma lição valiosa sobre adaptação e mudança para todas as idades!

Hilda é uma animação original Netflix criada em 2018 por Luke Pearson e derivada de uma historia em quadrinhos britânica de mesmo nome e escrita pelo mesmo autor. A animação conta com duas temporadas com 13 episódios cada.

Enredo

O desenho conta a historia da jovem aventureira Hilda, que mora com a mãe num vilarejo afastado cercado de criaturas mágicas. Hilda é uma garota alegre que gosta de explorar onde mora e desenhar as criaturas, até que um dia sua realidade muda ao começar receber cartinhas minúsculas que contém ameaças para que ela e sua mãe saiam da casa. Por ser uma casa construída pelo seu avó e ter grande valor emocional, as duas ignoram as cartinhas. Até que, em uma certa noite, a casa é apedrejada e, inesperadamente, ao ir dormir, Hilda recebe a visita de um ser invisível que explica a garota que sua casa foi construída no meio de um condado de elfos invisíveis e que, pelas duas morarem lá, os elfos estavam com dificuldades, já que muitas vezes suas casas eram destruídas. Após assinar um contrato, Hilda consegue ver as criaturas e o vilarejo e assim procura uma solução para que todos possam viver pacificamente.

Arte

Hilda (1ª Temporada) - 21 de Setembro de 2018 | Filmow

A arte, tanto do desenho quanto da hq, são bem leves e dinâmicas. É lindo como as criaturas da floresta ou da cidade são representadas e como tudo orna. A transição de cores do dia para a noite também é uma coisa bem simples, mas que fica tão bonito e tão fácil de entender que se torna um deleite, inclusive isso gera uma maior suavidade e interação com a história em si.

Não subestime as crianças!

Hilda {Desenho} | Wiki | Hilda 《Netflix》PT/BR Amino Amino

Apesar de Hilda ser inicialmente escrito para o público infantil, não há nada que o resuma só a coisas simples e bobas. O desenho (e o mesmo serve para os quadrinhos) possuem temas complexos que podem ser claramente compreendidos pelos pequenos e pelos espectadores mais velhos. Até na situação inicial, Hilda consegue enxergar que não é uma “luta” de um contra o outro pela sobrevivência e sim apenas uma questão de diálogo, já que os dois, mesmo com as diferenças, podem viver em sintonia no mesmo local.
Esse é o ponto que acho mais positivo na história, apesar da protagonista sempre estar “de cara” com situações que seriam “difíceis” pra ela, a garota consegue ouvir todos os lados, aprender mais sobre eles, encontrar soluções que sejam confortáveis para todos e, principalmente, ser fiel a si.
Com a popularização das novas animações com temas mais profundos no cinema, muitas pessoas acabam achando que crianças têm dificuldade de interpretar os contextos, mas bom… Interpretação sempre foi subjetiva e, até pro mesmo indivíduo, pode haver mais de uma compreensão dos fatos. 

A evolução ser ruim é um ponto de vista…

Teoria: Em que época Hilda se passa? | Hilda 《Netflix》PT/BR Amino Amino

Mesmo após todo esforço de Hilda ser inútil e sua casa ser derrubada, ela vai para a cidade, um local que odeia, mas mesmo com todas as adversidades, ela se esforça ao máximo para não ter sua essência de aventureira roubada e consegue até mesmo fazer novos amigos e os incluir em suas aventuras. E esse é o gostinho sensacional que o desenho nos trás, sobre perdas ou ganhos e sobre sempre seguir em frente, já que mudar pode ser algo que dá medo mas sempre pode ter algo novo e incrível nos esperando do outro lado.

QUADRINHOS] Hilda e o Gigante: A importância de se aceitar o diferente (Resenha)

Hilda pode ser encontrado em desenho na Netflix ou em quadrinhos na Amazon:

Hilda e o Troll – https://amzn.to/3hztcgv 

Hilda e o Gigante – https://amzn.to/3yQ1e5L

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.