MB Animações: Fruits Basket

FRUITS BASKET: Muito além do romance

Ao ler pela primeira vez a sinopse de Fruits Basket, duas coisas já lhe vêm em mente: Shoujo e Harém inverso. Você logo imagina a protagonista rodeada pelos membros da família Souma e todos eles tentando conquistá-la em uma corrida pelo coração da mocinha, por isso, peço que esqueça tudo que pensou ao ler a sinopse, pois ela não entrega nada sobre a complexidade dessa história. 

O anime de Fruits Basket teve seu primeiro episódio em 2019 e foi finalizado com 63 episódios divididos em três temporadas pelo estúdio TMS, disponível no Funimation. Vale ressaltar que lá em 2001 tivemos uma “primeira” versão em anime da história, que ficou incompleta por conta de brigas e desentendimentos entre a autora Natsuki Takaya e o diretor do anime, que decidiu fazer alterações que desagradaram a autora. O tempo passou, os ânimos se acalmaram e hoje temos uma versão em anime extremamente fiel e que faz jus a toda a qualidade da obra.

Quando falamos de qualidade da obra, temos que destacar a animação, que consegue trazer uma beleza para os personagens, cenários e, principalmente, conseguem trazer toda a carga emocional nas cenas mais dramáticas e tensas da obra (Grande mérito também para a atuação de voz dos atores).

A história é contada do ponto de vista de Tohru Honda, uma garota que vai morar com seu avô paterno após perder sua mãe em um trágico acidente. Tohru se sente deslocada na casa de seu avô e por conta disso decide dar um jeito de morar com uma de suas amigas. Porém, o plano não funciona e, depois de algumas dificuldades, o destino faz com que ela acabe morando na casa de seu colega de classe Yuki Souma e seu primo Shigure. Nessa estadia, Tohru acaba descobrindo o segredo da família Souma: Existem 13 pessoas na família que possuem a maldição de se transformarem em animais do horóscopo chinês quando estão muito fracos ou quando são abraçados por alguém do sexo oposto. Apesar disso, ela promete guardar esse segredo e ajudar os membros da família Souma com seus traumas e medos.

Diria que Fruits Basket é sobre descobertas e crescimento, pois todos os personagens têm algo que precisam superar e lidar e nada disso virá de graça, é um crescimento custoso a todos e que pode arrancar algumas lágrimas dos espectadores mais emotivos (me incluo nessa). 

Ao longo da história, a protagonista Tohru Honda vai conhecendo membro a membro da família Souma e descobrindo em qual animal eles se transformam, decorrentes da maldição. Ela possui papel fundamental no desenvolvimento da história, pois após conhecê-los, traça como objetivo quebrar essa maldição para ajudar esses personagens a terem uma vida normal.  

Ao mesmo tempo em que teremos momentos de comédia e até de romance, também haverão momentos que retratam questões mais complexas, referentes a abuso, depressão e violência. Acredito que possua o equilíbrio perfeito entre a ficção e temas reais, mas sem perder a leveza e a delicadeza quando trata sobre eles. 

Tenho certeza que, a cada episódio, não vai lhe restar dúvidas de que você ama a família Souma e que de fofinho eles só tem a cara, já que o grande desafio da obra é te mostrar a realidade e até mesmo crueldade do mundo, dentro de uma história repleta de traumas, reviravoltas e descobertas.

One thought on “MB Animações: Fruits Basket

  • 19 de agosto de 2021 em 23:20
    Permalink

    Amo Furuba! Tenho um DVD com a primeira versão do anime, que não teve finalização. Gostaria de saber se existe essa nova versão completa em DVD e onde comprá-la.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *