MB Review: Azumanga Daioh – a cômica e simples vida em um colégio

Dizem que para os japoneses a educação é um de seus maiores investimento, e com razão! A disciplina e seriedade de um estudante japonês é invejável!

Mergulhado em uma rotina quase sem descanso, o aluno é posto de forma organizada no meio educativo para que alcance o sucesso! Mas… Isso não significa que, de vez em quando, eles não possam aproveitar a simplicidade e felicidade que o florescer da juventude proporciona, não é mesmo?! Azumanga Daioh traz o lado cômico e simples da vida em um colegial. O que vamos encontrar na obra? Descubra agora na Review de hoje!

A Narrativa

“Azumanga Daioh” é um mangá escrito por Azuma Kiyohiko e  publicado no Brasil pela editora New Pop. Completo em 4 volumes, mostra o dia-a-dia no ensino médio de seis garotas e duas professoras com personalidades “pouco usuais”. Desde o primeiro dia até suas graduações no ensino médio elas não farão simplesmente nada, mas isso fará você dar risadas.

A trama simples e episódica, é contada em 4-koma (yon koma), um estilo de tirinhas japonesas. Geralmente disposta em vertical (de cima para baixo) com 4 quadrinhos, podendo cada bloco ser um título específico. Um estilo muito utilizado em comédias, o que não poderia ter sido melhor pra esse título. A obra é simples, nada mirabolante e gostosa de ler.

Você chega em casa depois de um dia de trabalho, cansado e desiludido com o sistema capitalista que nos pressiona cada vez mais ao consumismo, toma um copo de leite, senta no seu sofá e começa a ler o título. Toda essa carga da rotina é trocada por momentos cômicos, como uma garota sendo mordida na mão por um gato, ou mais cenas que farão você rir e que dão um pequeno sentido a sua vida, agradeça as comédias… agradeça as tirinhas…

A estética

Como o foco da obra é a comédia em simplicidade, a arte é simplória. Porém, isso nem de longe é um empecilho, pois no uso de tirinhas o contexto é valorizado, em alguns momentos a arte cumpre o que propõe, dando expressões divertidas e cômicas as personagens.

Vale a pena?

Se você quer dar uma variada e fugir de obras muitos complexas com grandes tramas, esse é o mangá ideal. Divertido e simples, ele entrega o lado bom da vida de forma calma e sucinta, é um prato cheio para os fãs deste estilo ou pra você que deseja presentear um amigo. A obra consegue agradar todos os públicos, afinal, quem não gosta de uma boa comédia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *