MB Nacional: Turma da Mônica – Laços
A Turma da Mônica fez parte da minha infância, e tenho certeza que da infância de muitos leitores. Foi uma das minhas primeiras leituras e a primeira história em quadrinhos que eu li. Por isso, não posso deixar de sentir uma certa nostalgia ao ler esta graphic novel. Laços é o primeiro de uma série de 3 livros criada pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi e lançada em 2013.
A história
Laços começa com Mônica perseguindo Cebolinha e Cascão, como de costume, após um falho plano de Cebolinha para roubar o coelho Sansão da Mônica. Durante essa perseguição os personagens vão passando por outros da turminha, o que de fato foi incrivelmente nostálgico de se ver, incluindo Magali, que estava parada em frente a um carrinho de cachorro quente.
Ao chegar à sua casa, Cebolinha encontra várias pessoas à porta, incluindo sua mãe. E começa o tema de nossa aventura. Floquinho, cachorro do Cebolinha, desapareceu. O que o deixa desanimado até ser confortado por seus amigos e então iniciar um plano “infalível” para encontrar seu cachorro de estimação.
Essas poucas cenas dão um tom do que está por vir, uma aventura típica da turma que remeterá aos antigos gibis, que continuam sendo publicados até hoje.
A arte
A arte dessa publicação é maravilhosa, tanto em seu plano presente, desenhado por Vitor, quanto nos flashback de infância, desenhados por Lu. Cada um com seu próprio estilo, mas juntos criam uma história de amizade e união. Não há grandes diálogos. Essa não é a proposta da graphic novel. Porém, mesmo que simples, sua história é envolvente e divertida.
E por esses e outros motivos, Laços ganhou seu caminho para o cinema em 2019, dois anos após o encerramento da trilogia com Turma da Mônica: Lembranças. O filme está disponível na plataforma de streaming Globoplay.
A Turma da Mônica: Lições, sequência de Laços, também foi adaptada para filme, e seu lançamento está previsto para o final deste ano.
Graphic MSP
Turma da Mônica – Laços foi um dos primeiros lançamentos do selo Graphic MSP da editora Panini, o segundo lançamento para ser mais específico. O Graphic MSP surgiu de um projeto lançado em 2009 chamado MSP 50 (Mauricio de Sousa Por 50 Artistas), um álbum que teve o propósito de homenagear os 50 anos de carreira de Mauricio de Sousa.
Foi durante o projeto que Mauricio de Sousa teve contato com um dos autores de Laços, Vitor Cafaggi, que havia feito algumas páginas para o MSP50 dos personagens, Chico Bento e Rosinha.
Sobre os autores
Vitor Cafaggi é o criador da webcomic Puny Parker, e da tira Valente, publicada pelo jornal O Globo. Além da mais recente obra anunciada, a graphic novel do Franjinha: Contato, que foi lançada em Outubro de 2021.
Lu Cafaggi é autora de uma coletânea de tiras chamada Mixtape, e também ganhou seu espaço próprio no Graphic MSP com seu futuro lançamento, Magali: Tempero, previsto para Janeiro de 2022.
Pingback: MB Nacionais: Duo.tone – Duas histórias/tons - Mangás Brasil
Pingback: MB Nacional: Bidu – Caminhos - Mangás Brasil