MB Nacional: Bidu – Caminhos

Em “Bidu – Caminhos”, os autores Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho apresentaram um lindo encontro dos primeiros personagens criados por Mauricio de Sousa: Bidu e Franjinha. Através de uma aventura emocionante e meiga, os autores criaram um ambiente delicado e afetuoso para essa tocante história. 

“O que eu vou contar é uma história comum… dessas em que algumas coisas dão certo e outras dão errado. Mas é a melhor que eu tenho. É a história de como eu conheci o meu melhor amigo.”

Bidu é um cachorro que vive nas ruas. Aproveitando as oportunidades que aparecem para beber e se alimentando de sobras roubadas de humanos no parque. Ele passa seus dias abrigando-se em lugares novos, fugindo dos humanos para não ser pego e trancafiado.

Franjinha é um garoto com um desejo por um amigo peludo de quatro patas que está convencendo sua mãe a lhe arranjar um. Mas o destino dos dois, embora compatível, está um pouco longe de se encontrar, pois seus caminhos ainda não estão prontos para atravessarem-se.

“Ou talvez seja a história de como ele me conheceu”

Emanando muita ternura, a história é realmente cativante e harmoniosa. Durante a leitura, o leitor pode se encontrar completamente envolvido em seus diálogos simples, mas criados para se tornarem realmente encantadores.

Não temos cães falando como seres humanos por aqui, o que torna a comunicação entre os personagens um tanto quanto diferente, mas em nenhum momento houve falta de entendimento e com desenhos expressivos, palavras nem sequer são necessárias.

O trabalho desse quadrinho é realmente bonito. No decorrer da história as cores trabalham para modificar o humor da cena, o que é uma característica bem agradável e proporciona uma leitura deleitosa.

Além de uma arte suave, a história possui momentos que realmente aquecem o coração. Foi uma leitura bem agradável e divertida. Se você gosta dos livros da série Graphic MSP vai amar conhecer esse quadrinho.

“Essa história de como eu conheci o meu melhor amigo. Ela é cheia de voltas e de problemas, mas no final é uma história simples sobre como a única coisa que faltava para mim e para ele era nos encontrarmos”.

Os Autores

Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho possuem vários trabalhos juntos, o que se nota pelo trabalho em equipe nesta obra. Juntos, criaram o site Quadrinhos Rasos onde publicavam webcomics a partir de letras de músicas.

Em 2012, ganharam o 24º Troféu HQ Mix na categoria “Homenagem especial” pela graphic novel Achados e Perdidos, feita em parceria com Bruno Ito. Em 2013, foi lançado a graphic novel infantil Cosmonauta Cosmo, publicada pela editora Miguilim. No mesmo ano a dupla foi convidada para participar do projeto Graphic MSP, criando esta HQ. Além destas obras, os dois também foram responsáveis pelo quadrinho “Quiral” e o projeto “Mundo Aberto”, uma série de histórias curtas publicadas no Tapas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *