MB HQ’s: Lendas do Universo DC – Novos Titãs Volume 1

Falando dos universos dos comics, uma empresa sempre copia boas ideias dos concorrentes sempre obedecendo sua linha editorial. O final dos anos 70 e início dos anos 80 foi determinante pois houve uma mudança de como se fazem histórias em quadrinhos no mundo todo. No Japão é conhecido como a “Era de ouro da Shonen Jump” e nas comics a famosa “Era Moderna” onde clássicos como Watchmen, Sandman, Homem Animal e Cavaleiros das Trevas surgiram. Esse foi o “clímax” da mudança para a Era Moderna, mas houve um movimento inicial, onde as histórias em quadrinhos começaram a focar na humanização de seus heróis.

Enquanto a Marvel avançou em sua jornada com uma nova formação dos X-men e uma nova abordagem no Demolidor, a DC ousou ainda mais e reciclou um grupo de assistente de super-heróis que mudaram o modo da editora ver seus personagens e se tornaram um pilar importante até hoje da editora: Os Titãs.

Os Titãs começaram anos atrás como o nome de Turma Titã e lutavam neste grupo sempre que os principais super-heróis se juntavam na Liga da Justiça. A primeira formação era composta por Robin (Dick Grayson), Kid Flash (Wally West), Moça Maravilha (Donna Troy), Ricardito(Roy Harper), e Aqualad (Garth).

As histórias não tiveram boa recepção nos anos 70 e o título foi engavetado e reformulado mais de uma década depois. Para essa nova revista foram chamados dois talentos da editora: o ilustrador George Pérez e o roteirista Marv Wolfman. Com isso, uma nova equipe foi formada aproveitando os personagens mais populares da formação original enquanto apresentava um universo de novos personagens.

E em outubro de 1980, na revista DC Comics Present #26,  é apresentada uma nova equipe com Robin, Moça Maravilha e Kid Flash de volta, além da vinda de Mutano, do grupo Patrulha do Destino,  e a adição dos novos personagens Cyborg , Estelar e Ravena.  Então, em novembro de 1980, dava início a serialização deste grupo com a revista New Titans, que mudaria drasticamente o status das revistas em quadrinhos.

Uma das principais mudanças se dava na idade e suas consequências. Enquanto em Turma Titã os personagens eram adolescentes, em sua versão de 1980, conhecida aqui no Brasil como Jovens Titãs, Dick, Donna e Wally já nos eram apresentados como jovens adultos. Dick questionava as ações do Batman como protetor de Gotham e queria uma vida “independente”; Wally largou a vida de herói e estava focado em seus estudos; e Donna virou fotógrafa e estava noiva. Todos são reunidos devido a um chamado da bruxa Ravena para se preparar para uma terrível ameaça ao planeta Terra. Seu pai: Trigon.

Uma das grandes características desse primeiro encadernado é a forma que Wolfman e Pérez desenvolveram a história, mesmo com os 5 capítulos que estão aqui presentes.

Uma gama de personagens e ações que impactariam mais para frente já é abordada desde o ínicio. Somos apresentados ao motivo que Estelar aparece na terra, fugindo da tirania de sua irmã que deseja eliminá-la; e também à história tanto de Cyborg quanto de Mutano. 

Os principais vilões dessa fase do Titãs também aparecem neste início: Trigon, a C.O.L.M.E.I.A, e Slade Wilson – O Exterminador. Além disso, o grupo ajuda a Liga da Justiça a enfrentar um terrível inimigo, salvando-os da derrota iminente

Mesmo com essa quantidade de informações jogadas ao leitor, tudo é coeso e bem narrado, trabalhando também o início dos conflitos internos de cada personagem. Wolfman narra com maestria atípica para a época o início desse grupo reunido de forma tão abstrata com um objetivo comum, salvar o dia.

Outro fator importante é demonstrar que os heróis são humanos acima de tudo. Nesse primeiro volume, tais características são acentuadas, então vemos os heróis em um dia de folga, pegando uma piscina, ou fazendo atividades de pessoas normais, como decorando o novo apartamento (ainda não existia a icônica Torre Titã), ou saindo para jantar ou namorar. Isso resultou em uma maior aproximação ao público da época que acabava se identificando com a história.

Até mesmo os vilões saem do estereótipo de dominar o mundo e tem uma camada de profundidade. O próprio Slade Wilson quer apenas destruir os Titãs, pois na mente dele o grupo matou seu querido filho, que estava “tocando o terror” sob o domínio da C.O.L.M.E.I.A. A Black Star, irmã de Estelar citada anteriormente, tem uma motivação diferente e só vem à Terra para capturar sua irmã. 

Tudo isso com uma arte característica de George Pérez, que é um grande ilustrador e sabe criar grande cenas de ações, com muitas explosões e lutas deixando ainda mais importante e empolgante o título

A versão Brasileira da Panini segue a mesma característica da Coleção Clássica Marvel , capa cartão e papel offset 90g, dando uma boa qualidade no projeto gráfico e tendo um bom custo benefício.

Finalizando, esse primeiro volume é uma introdução bem feita de uma das Hqs que ajudariam a mudar o status da Hqs para um público mais adulto, começando a desconstruir heróis, não de uma forma tão drástica que vemos anos após, mas de uma forma que mostre que eles são próximos às pessoas sem grandes poderes e responsabilidades. Mas o melhor dessa saga ainda está por vir!

Até mais!

One thought on “MB HQ’s: Lendas do Universo DC – Novos Titãs Volume 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *