Live Action

MB Movies: Stray Cat Rock – Delinquent Girl Boss (1970)

Stray Cat Rock: Delinquent Girl Boss é um filme de gangues dos anos 70 dirigido por Yasuharu Hasebe e estrelado pelas atrizes e cantoras Akiko Wada e Meiko Kaji, criado pela distribuidora Nikkatsu para competir com a série de filmes Delinquent Boss da Toei que tinha o elenco principal formado apenas por homens. A Nikkatsu também pretendia que o filme apresentasse a popular cantora Akiko Wada e atraísse o público jovem, porém a co-estrela Meiko Kaji, atraiu a maior parte da atenção do público e se tornou a estrela dos outros quatros filmes da série Stray Cat Rock. Esse filme também marca a mudança do estúdio para uma nova direção de obras de ação voltadas para o público jovem. 

O enredo dessa primeira parte é bem simples. Aqui temos uma motociclista errante e durona chamada de Ako que acaba ajudando a líder (Mei) de uma gangue feminina (Stray Cat) que são colocadas numa enrascada quando uma gangue de homens aparece para confronta-las. E apesar de tempos depois a senhorita Kaji ter se tornado a estrela principal dos outros quatros filmes da franquia Stray Cat Rock, é a atriz/cantora Akiko Wada quem faz o papel principal nessa primeira parte. A sua personagem é a típica delinquente durona que não leva desaforo pra casa e que possui um forte senso de lealdade. Destaque também para a voz da atriz Wada que é bem grossa que dá ainda mais personalidade para sua personagens, inclusive ela canta três músicas presentes no filme incluindo a música tema.

A trama se desenrola praticamente igual de um filme de faroeste, onde temos um misterioso estranho (aqui sendo a motociclista Mei) que vaga de cidade em cidade, até que acaba se envolvendo em um problema local e antes de partir irá ajudar aquelas pessoas sem pedir nada em troca. O papel da atriz Akiko Wada é tão mais envolvente e carismática que mesmo eu sendo mais fã da senhorita Kaji, fui mais conquista pela personagem Mei. E ela está longe de ter tido um desempenho ruim em seu papel, inclusive gosto bastante quando a Kaji interpreta uma mulher forte e com grande senso de justiça, porém a senhorita Akiko Wada consegue ofuscar um pouco a líder da gangue Stray Cat e nós espectadores ficamos sempre querendo ver mais dela em cena.

O filme possui uma direção rápida e abundante em estilos/técnicas diferentes bem característico da época, O trabalho de fotografia também é bem bonito e harmonioso e eu particularmente gosto bastante do contraste das luzes de néon da cidade a noite com os personagens ao fundo. Aliás, considero até que o senhor Yasuharu Hasebe se saiu melhor na direção desse filme do que no quarto e último capítulo da série Female Prisoner Scorpion, que também é estrelado por Meiko Kaji. Outro ponto positivo, e que temos em abundância no filme, é a trilha sonora que dita o ritmo das cenas e que casa tão bem com elas. A escolha da Akiko Wada para trilha sonora é outro grande acerto da produção.

Stray Cat Rock: Delinquent Girl Boss apesar de possuir baixo orçamento e uma trama que demora um pouco para engrenar na ação tem um resultado que, como um todo, é bastante agradável e sólido, sendo o seu elenco formado por mulheres fortes um dos seus melhores pontos. As atrizes Akiko Wada e Meiko Kaji estão ótimas em seus papéis e certamente irá agradar os seus fãs e de todos aqueles que apreciam o cinema setentista japonês.


Curiosidades adicionais: Esse filme foi a estreia da cantora Akiko Wada no cinema. Akiko Wada era muito alta comparada às outras atrizes, tendo cerca de 1,74cm. Inclusive a própria Meiko Kaji era bem mais baixa do que ela. Também temos a participação de muitas bandas que fizeram sucesso nessa época, como: The Mobbs, Olive, Ox, e do cantor japonês Yosui Inoue.

Um comentário sobre “MB Movies: Stray Cat Rock – Delinquent Girl Boss (1970)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *