MB Review: Sunset Orange – Amor de Verão

Há alguns dias me peguei “visitando” diversos gêneros de obras orientais lançadas aqui no Brasil, e por consequência não demorou muito para eu bater de frente com um mangá Girls Love. Sunset Orange é uma obra que, a princípio, não despertou muito do meu interesse, mas pela temática colegial que apresentava resolvi dar uma chance (por que não?). E bem, acho que hoje temos alguns pontos para discutir.

– A Narrativa

Em tese, Sunset Orange é um mangá Girls Love, lançado no Brasil em 2017 pela editora NewPop, sendo um volume único escrito e ilustrado por Rukuroichi. A história gira em torno de Kanae, uma linda aluna que veio de Tóquio e que imediatamente conquista o afeto de Chizuru. Ela torna-se completamente fixada em Kanae e sua beleza, fazendo sua mente ficar cada vez mais preenchida por sua colega de classe. Quando ela entra para o círculo de amizade de Chizuru, esse afeto começa a crescer continuamente. Será que irá nascer um sentimento além da amizade? Ou o desejo de Chizuru por Kanae dará lugar a coisas ruins?

Como dito acima, numa primeira olhada, esse tipo de obra raramente desperta meu interesse, já que basicamente é um romance colegial que rodeia os clichês sobre relacionamento. Todavia, conforme a obra avançava eu percebi que em alguns pontos eu estava bem enganado…

Primeiramente, a obra não é tão parada, isso graças ao dinamismo que o volume único propõe, e o autor (a) parece arquitetar com maestria o relacionamento para que não fique superficial demais. Segundo por ser uma obra mais adulta, não basicamente pela erotização do romance, mas pela forma que é tratado é dirigido para o público alvo, com uma temática séria sobre um olhar um pouco diferente de uma jovem introvertida que busca entender o que é o amor e muitas vezes se perde nessa alusão.

Como, por exemplo, um dos pontos que mais me agradaram na obra foi como ela explica a confusão juvenil sobre o amor e como muitas vezes isso é confundido com a obsessão. Em primeira instância temos Chizuro, uma simples e introvertida garota que não consegue lidar com seus sentimentos e vive presa dentro da sua própria cabeça sobre o que poderia ou não ter feito e, conforme a história avança, percebemos algumas mudanças questionáveis sobre ela. 

Sua insegurança em se confessar e reprimir seus desejos por Kanae evolui a um ponto que ela não se contenta em somente desejar, mas quer amar e abraçar Kanae por completa, e devido a sua timidez, ela encontra isso na sua imaginação e obsessão, imitando o batom, vestindo roupas ou se caracterizando para ser a própria amada, tudo isso é introduzido em 2° plano, enquanto a obra foca no diálogo, o que foi uma jogada surpreendente para demonstrar os erros e acertos em relação aos romances da juventude.

– Vale a pena?

A obra é uma ótima pedida para quem quer desapegar dos romances convencionais que estamos acostumados no meio artístico dos mangás. Por ser um One-shot toda sua trama é dinâmica, não é enrolada e apresenta um ótimo desenvolvimento. Além disso, a história tem alguns extras além da narrativa principal (que vou evitar comentar para não dar spoilers), além de um ótimo dinamismo e alguns detalhes meticulosos que nos fazem questionar algumas atitudes sobre o amor juvenil e sua importância. Ah, e claro, a obra é +18, o que dá o suporte do erotismo pra fidelidade da trama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *