MB HQ’s: Apesar de Tudo

Duas pessoas idosas trocam olhares sob uma intensa chuva. Conversam sobre pessoas, lugares, situações que viveram, das quais não temos muita informação. Mas é uma conversa encantadora de dois bons amantes que há muito não se veem, então seguimos acompanhando. Por fim, um diz ao outro: “O que vai acontecer depois desse beijo…?”. “Não temos como saber…”, o outro responde. Fim da história.

E é o fim mesmo. Não temos como saber o que virá a partir dali. E não, não estou te contando o final da história. Ou estou? É complexo. É o fim e é o começo. É o fim porque nada além dali nos será contado sobre aquele casal de quem sequer sabemos os nomes. Mas é o início de Apesar de Tudo, de Jordi Lafebre.

Se ainda não entendeu, vou ser mais claro. O que temos aqui é uma singela história de amor narrada ao contrário. De início, lembrei de Verões Felizes (Sesi-SP, 2016-2018), do qual Lafebre é ilustrador do roteiro de Zidrou. A diferença é que a trama ali era linear, com saltos para o passado e o futuro da família Faldérault entre um volume e outro.

Apesar de Tudo lembra também outra obra francesa, o filme O Amor em 5 Tempos, de François Ozon (2004), que nada mais é do que uma história de amor em 5 tempos. Ei, a culpa não é minha, o título original Cinq Fois Deux (Cinco Vezes Dois) entregava menos, mas a produtora nacional quis ser mais direta. E também é contado ao contrário. Vai estragar se eu contar que começa com o divórcio? A ideia do filme é mostrar que não é tão simples dizer o que leva um casamento ao fim ou quem somos nós para dizer que não daria certo.

Lafebre segue por outro caminho, ligado a um porquê da história de Ana e Zeno estar sendo contada desta forma. Um motivo poético e quântico, e mesmo que seja contado lá pelo capítulo 17 (ou 4 do começo para o fim), não vou te contar. Porque vai ter muito a ver com o capítulo 1 (ou 20, que é também o primeiro).

O que posso contar é que um caminho lindamente ilustrado, desde a capa, com capricho e detalhes que um olhar atento ajuda a tornar ainda mais rica a história. E não pense que terá todas as respostas. Entre navios, pinguins e construção de pontes, o desenho e o texto escondem muitos segredos, mas, assim como a vida, não saberemos de tudo. E cabe a ti preencher através da imaginação.

É, afinal, uma trama de descobertas, que encanta a medida que entendemos os personagens e o tempo que levaram (ou levarão!) para ficar juntos. E sobra, na verdade, uma única certeza: de que quando chegar lá, vai querer voltar.

APESAR DE TUDO

Autor: Jordi Lafebre

Páginas: 152

Editora: QS Comics

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *