MB HQ’s: Usagi Yojimbo vol. 1

Existem obras que são boas por serem populares e existem obras que são fantásticas sem serem tão populares.

Stan Sakai, um nipo-americano que criou um universo incrível baseado em suas influências, sejam asiáticas, como o diretor Akira Kurosawa, ou europeias, como Sérgio Aragonés. Sim, estamos falando de uma das obras mais longínquas, em publicação há quase 35 anos: Usagi Yojimbo.

O universo é o Japão feudal descrito de uma forma diferente, habitado por personagens antropomórficos. Nosso protagonista é Miyamoto Usagi, um coelho ronin errante que ganha a vida sendo um Yojimbo (guarda-costas) de aluguel. Em suas andanças, desconhece que está metido em uma conspiração muito maior e pode impactar o destino de todo Japão.

A ideia de ter personagens antropomórficos não significa que Usagi Yojimbo seja um título infantil e fofo. Pelo contrário, é pesado, com temas mais maduros e uma certa violência e, mesmo utilizando animais em seu universo, não são nada fofos, são sérios e carrancudos. Essa mistura suaviza um universo que é geralmente mostrado de forma real e dura. Exemplos podem ser vistos nos filmes de Kurosawa e mangás como Vagabond, de Takehiko Inoue.

Isso junto com o traço estilizado de Sakai, com mistura de comics e quadrinhos europeus. Somado ao fato de ter sido assistente de Sérgio Aragonés em Groo, o Errante, o faz ser único. Mesmo violento e com uma movimentação única em lutas, Usagi não é sanguinário. Mas tem uma riqueza em detalhes e expressões que faz o universo ser ainda mais único e inesquecível.

Mesmo com todos esses pontos positivos sobre o traço do Sakai, o ponto mais positivo da obra é sua narrativa e desenvolvimento de personagens.

Neste primeiro encadernado, há capítulos que mexerão com as emoções do leitor pela forma com que o autor trabalha a narrativa, deixando um gosto de quero mais.

Esta é a terceira vez que o Coelho Samurai aparece no Brasil. As anteriores foram pelas editoras Via Lettera e Devir. A edição da Hyperion está bem mais caprichada pelo custo-benefício, com direito a sobrecapa com orelhas juntamente com a capa e um belo postal. Um belo projeto gráfico! 

Usagi Yojimbo é um clássico que sobrevive até os dias de hoje por sua temática atemporal, personagens maravilhosos e um universo rico e detalhado. Tudo isso somado a uma leitura dinâmica e agradável, que conquista fãs por todo o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.