MB HQ’s: Coleção Clássica Marvel – Hulk vol. 1

Um dos personagens que mais sofreu mudanças desde sua criação até os dias de hoje é o Hulk. No volume cinco da Coleção Clássica Marvel da @paninicomicsbr, vamos mostrar um pouco dessa mudança.

A ideia inicial do Hulk era ser um representante das HQs de horror que fazia sucesso na época, mas que vinha perdendo forças. Um monstro grotesco e extremamente forte, uma adaptação ao termo Hulking, que teria uma tradução para marombado, monstro ou massa bruta.

O monstro originário do cientista Dr. Robert Bruce Banner, que tem seu corpo e personalidade alterados ao salvar o jovem Rick Jones da exposição dos raios gama, tem referências literárias como Frankenstein e O Médico e o Monstro. Porém Stan Lee e Steve Dikto precisaram adaptar diversas vezes o estranho herói para que ele caísse no gosto dos mais jovens.

Para isso, passou de cinza para verde por uma limitação gráfica na época e de uma personalidade mais animalesca para um herói consciente ao passar das primeiras edições contidas neste volume. Além de ter diversos gatilhos para sua transformação, que foram mudando ao folhear das páginas, passando de uma transformação de lobisomem a exposição dos raios gama.

Quanto aos vilões, ele enfrenta exércitos e alienígenas, tendo o general Ross como seu principal algoz. Esses vilões tão genéricos estragam bastante a experiência da HQ.

Mas a parte negativa é a visão errada dos anos 60 quanto a questões sexistas e ideológicas. O Hulk é a HQ que mais tem influências da Guerra Fria nesta coleção, onde os comunistas são tratados como vilões e mulheres são personagens que só servem para romances. A presença da Betty Ross é comprovação deste problema.

Esse primeiro volume de Hulk mostra a dificuldade de engatar um herói diferente e mesmo sendo um sucesso, precisou de diversos ajustes da Casa das Ideias, ainda não chegando perto do Vingador esverdeado que conhecemos de grandes sagas.

Se você procura “Hulk Esmaga”, esqueça, meu amigo! Não é neste volume de origens que você irá encontrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *