MB Review: Patrulha Estrelar Yamato

Leiji Matsumoto é considerado uma das lendas dos mangás. Suas histórias de ficção científica, com viagens espaciais e muitas referências ocidentais, conquistaram uma legião de fãs. Hoje vamos falar do mangá lançado no Brasil pela NewPOP Editora e por muitos considerado sua obra máxima: Patrulha Estrelar Yamato.

Obra que fez muito sucesso no Brasil nos anos 1980 por sua animação caprichada, história envolvente e personagens carismáticos. Será que sua versão mangá tem a mesma qualidade?

O mangá faz parte do projeto inicial da animação, ou seja, serve como um complemento ou meramente divulgação do projeto. A animação demorou 7 anos para ser finalizada em seus 77 episódios, enquanto o mangá foi produzido entre os anos de 1974 e 1975, completando 3 volumes, compilados em uma única edição para colecionadores por aqui.

O mangá não tem a mesma magia que a animação. Não que a história seja ruim, mas é muito acelerada, atropelando situações e fatos, deixando de lado a mensagem poderosa que a animação traz.

Muitos falam que a entrada de Matsumoto a equipe da animação mudou o destino da obra, mas o mesmo esmero não há no mangá, principalmente na primeira metade onde a história da animação tem maior destaque. O clímax épico do desfecho da animação é apenas algo normal no mangá, o que pode deixar os fãs mais fervorosos decepcionados.

A segunda parte o ritmo muda totalmente, mais cadenciado, o leitor aproveita melhor o que acontece no universo proposto pelo autor, tendo até um epílogo explicando sobre o que ocorre no arco.

Ao contrário de Kamen Rider, a obra envelheceu mal, assim como obras antigas da Marvel e DC. Piadas sexistas e discriminatórias acontecem e não tem graça nenhuma. Mesmo com a mensagem sendo válida atualmente, seu diálogo a faz ser esquecível e datada. 

Falando de esquecimento, o traço não é o ponto forte da obra. As naves e planetas são bem feitos, mas os personagens não. Talvez porque o grande astro seja a nave Yamato, mas os personagens são feios e desproporcionais. O que não deve agradar aos mais jovens.

Falando da edição brasileira, ela tem um projeto gráfico maravilhoso. Mangá de capa dura e totalmente costurado, com um belíssimo papel. Porém, nem tudo são flores. Diversos erros de revisão e algumas adaptações infelizes fazem parte do pacote, o que pode prejudicar os leitores mais exigentes.

Patrulha Estrelar Yamato é um troféu aos fãs de Leiji Matsumoto e seu encouraçado espacial. Tem uma história que deveria ser melhor contada para uma homenagem justa a maravilhosa animação que tem.

Agradecemos a loja @geekpointstore pela disponibilidade do título. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *