MB HQ’s: Homem Aranha – Último Desejo
Mais uma série de reviews da Marvel se iniciando. Falar dessa saga polêmica é importante como avanço nas narrativas dos super-heróis contemporâneas, mas muitos esquecem dos eventos deste encadernado, que é um prequel ou uma introdução ao Homem-Aranha Superior.
Homem Aranha – Último Desejo é um marco importante nas HQs do amigão da vizinhança. Ela contempla os volumes 698 a 700 de Amazing Spider-Man. Revista que começou em 1963 e que fizemos review em Coleção Clássica Marvel Homem-Aranha. Poucas revistas duraram tanto tempo, chegando a completar 50 anos em publicação ininterrupta. Uma mudança drástica precisava ocorrer e a mudança para um novo protagonista foi a solução encontrada.
O detalhe desses volumes é que o plano de Otto Octavius, o Doutor Octopus, já tinha ocorrido e a transferência de cérebro era um sucesso. Só que a forma que o leitor sabe disso é intrigante e inteligente.
Quando menos esperávamos, toda a situação é jogada na cara do leitor e a corrida contra o tempo de Peter Parker no corpo de um moribundo Doutor Octopus é muito interessante. Ver a mudança de personalidade do nosso herói também intriga por uma batalha intensa onde cada um utiliza a armas que tem para obter sucesso.
O clímax é sensacional e revela muita coisa do que vem por aí nesta saga.
Otto pode ter saído vencedor e Peter Parker pode está morto, ou não? Em seu leito de morte, nosso herói bota a dúvida ao genial vilão e toca o coração gélido dele.
Então, no último suspiro, Peter faz um último pedido. E, a partir daí, um novo herói surge. Com um pensamento diferente, mas fiel ao pedido de seu arqui-inimigo, dá-se início a um dos melhores embates já visto nos quadrinhos.
Essa HQ dá muito contexto a saga Superior, e a disputa que há entre Otto e Peter, por isso ela não é cheia de ação e piadas, características do Homem-Aranha, tendo um clima mais tenso e sombrio.
Tendo essa tensão no ar, os traços seguem a mesma linha juntamente com as cores, que transmitem a mesma sensação. Particularmente, não gosto do traço de Humberto Ramos, mas ele captura bem o que é pedido na situação.
Como bônus, o encadernado manda 3 histórias. Uma num universo alternativo onde há um Homem-Aranha idoso, uma história focada na Gata Negra com o traço mais infantil de Stephanie Buscema, filha de Sal Buscema, e mais uma história que encerra o prelúdio do Aranha Superior focado no novo personagem, mostrando o que virá nos encadernados seguintes.
Homem-Aranha: Último Desejo é uma ótima HQ de introdução a Homem-Aranha Superior e é importante para entender todo o embate que ocorre na saga.
A saga foi publicada originalmente em 2013, escrita por Dan Slott, com ilustrações de Humberto Ramos, arte-final de Victor Olazaba e cores de Edgar Delgado. Atualmente publicado em encadernado capa dura, com papel Couché, pela Panini Comics.