MB HQ’s: A Saga do Batman vol. 2
Histórias de origem de algum personagem geralmente são interessantes. Principalmente quando falamos da família Batman, que sempre é conturbada. Antes de continuar, leia A Saga do Batman #1.
Neste segundo volume de A Saga do Batman conheceremos um ponto importante das histórias do Batman, que é a substituição do seu principal ajudante. Sai Dick Grayson e entra Jason Todd.
Jason Todd talvez seja o Robin mais contestado, por sua conduta violenta. Mas estamos aqui (re)vendo sua origem e esse trabalho de introduzir um novo herói é muito bem feito. Toda narrativa é bem construída para mostrar a relação entre o Batman e o seu novo parceiro.
Junta-se a isso o problema social de Gotham com um vilão inesperado. A crítica feita nessa história é sensacional e atemporal, o que enriquece a leitura. Porém, a saga anterior é uma homenagem a Arthur Conan Doyle, com uma história envolvendo Sherlock Holmes. A narrativa é bem fraca e confusa, o que é o ponto negativo deste encadernado.
Falando das artes. A história de origem de Jason Todd é ilustrada por Alan Davis, que é bem feita e detalhada, com todas as características dos comics dos anos 80. Já a da história de Sherlock fica a cargo de Carmine Infantino, sendo um pouco inferior.
A edição da Panini ainda é um ótimo custo-benefício com papel Off-set e capa cartão. Simples e bem feita, perfeita para novos leitores.
A Saga do Batman Volume 2 é mais importante e interessante que o volume um pela história de origem do Jason Tood e continua com a humanização e o detalhamento da personalidade do Batman. A leitura é densa, tem uma história fraca e outra bem interessante e ajuda a entender um pouco mais o impacto do evento principal da saga.
Até breve com o volume 3 da série!