MB Reviews: Tower of God

Manwha é um tipo de quadrinho que vem ganhando força nos últimos anos em todo mundo. Originário da Coreia do Sul, os manwhas vêm se destacando entre os gêneros de ação e aventura por suas lutas empolgantes e cenas de ação de tirar o fôlego e, principalmente, por sua leitura ser de fácil acesso em diversos serviços de webtoons.

Tower of God, de SIU, segue a mesma ideia. Começou a ser publicado no site Naver Webtoons em 2010 e rapidamente se tornou uma febre local, estando em sua terceira temporada e com mais de 500 capítulos. Em 2019, ganhou uma versão física que atualmente está no seu oitavo volume. No ano seguinte, uma animação exclusiva pela Crunchyroll, com 13 episódios produzidos pelo estúdio Telecom Animation Film.

A história tem como protagonista o garoto Bam. Criado sozinho, ele tem como única companheira uma garota chamada Rachel. O objetivo dela é subir a Torre de Deus no andar mais alto para ver as estrelas, mas desaparece ao tentar alcançar esse sonho. Bam, inconformado, resolve seguir os passos da amiga e força a entrada na Torre de Deus, sem ser requisitado. Lá, ele parte para uma aventura em busca de poder e de sua amiga escalando os perigos de cada andar da torre misteriosa.

O primeiro volume de Tower of God é de apresentação de alguns personagens dentro da infinidade que existe na obra. Pelo menos, os principais são apresentados. A trama em si não é efetivamente mostrada e nem as principais características da série que vai atrair principalmente os fãs de Hunter x Hunter, de Yoshiro Togashi.

O desenvolvimento da história é lento e cheio de pontas soltas. O leitor de “primeira viagem” pode ficar muito perdido com o que ocorre, mas com uma vontade de ler mais.

Os personagens são bons, porém o traço inicial do autor é exótico, principalmente para quem gosta de traços mais definidos, como na maioria dos mangás de sucesso no país.

Falando já da edição da Panini Comics, há uma boa adaptação, porém o projeto gráfico é diferente. Ao olhar por cima do mangá, é bacana ver o efeito sombra e luz que representa as duas fases mostradas no volume. O papel couché e o fato dele ser full color justifica o preço, mas a capa é extremamente mole, o que compromete a estrutura do mangá como um todo. Fato poderia ser resolvido se o mesmo tivesse orelhas para dar um pouco mais de sustentação.

Tower of God é um dos maiores sucessos coreanos da atualidade, mas sua história se desenvolve lentamente, com muitos diálogos e pouca ação. É um título que vale a pena conhecer por ser diferente dos outros de ação publicados atualmente no Brasil, mas requer paciência na leitura e principalmente no desenvolvimento da história.

Tower of God – Volume 1

Autor e Artes: SIU

Manwha

Preço: 49,90

Editora: Panini 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *