MB HQ’s: Gaviã Arqueira vol. 1 (Marvel Teens)
Quando se trata de MCU, Kate Bishop é a heroína do momento, protagonizando a Gavião Arqueiro em 2021 pela Disney +. Para compreendermos sua personagem, falaremos hoje de da HQ Gaviã Arqueira, detetive particular na coleção Marvel Teen.
Escrita em 2016 dentro da fase ” Totalmente Nova e Diferente Marvel”, com heróis característicos por seu lado mais descolados e preocupados com questões sociais. Perfeita para a época em que vivemos, pronta para discutir diversidade, igualdade de gênero e todos os tipos de preconceito.
Vinda de uma família rica, Kate é uma exímia atleta com destaque em tudo que prática e com grande paixão pelo Arco e Flecha. Tendo Clint Barton como tutor, acaba assumindo a identidade de Gaviã e participando da luta contra o mal em grupos nos Vingadores e os Jovens Vingadores.
A HQ relata um período em que Kate resolve dar um tempo em sua vida de heroína e se muda para Los Angeles, na costa oeste, com a intenção de seguir os passos de sua ídola e amiga, Jessica Jones. Sem dinheiro e negando a ajuda de seu pai, Kate Bishop muda-se para a região periférica, onde começa a resolver pequenos casos de investigações e fazer novas amizades que a ajudarão na luta contra o crime. Em paralelo tenta desvendar a misteriosa morte de sua mãe, numa trama cheia de magia, mistérios e muita ação.
Ponto forte na história é a presença de elementos definidores de Kate Bishop. Vemos com clareza o desenvolvimento de uma personagem com qualidades excepcionais mas com uma personalidade ainda muito imatura. Fica nítida sua admiração por Clint ao mesmo tempo que reprova suas ações. Podemos vislumbrar também sua adoração por Jessica Jones, símbolo da força feminina no universo Marvel. Já a relação com seu pai é extremamente conturbada, uma vez que Kate o acusa pelo assassinato de sua mãe. Temos a presença de uma heroína impulsiva e com um forte senso de justiça.
O ponto de partida da história é um caso de assédio seguido de ameaça dentro do campus de uma faculdade, tornando-se uma bola de neve ao se misturar a elementos científicos, de fantasia e o tabus da imortalidade. Tudo isso se alinha na construção de uma visão mais humana da personagem. Kate paquera, ama ver homens musculosos, possui receios e medos além de demonstrar atitudes de carinho com seus amigos.
A história em si é interessante, mas não segue a ideia canônica da personagem em si. Tem uma pegada mais jovial, o que desagrada fãs mais hardcore. Muitas vezes falta um pouco mais de ação, ficando em um “clímax” interminável. A arte por sua vez segue a tendência Marvel de multicolorismo e traços mais simples. Nada muito artístico mas muito objetivo, alinhado a um bom designer de personagens.
A versão Panini dá continuidade na coleção Marvel Teens com um bom custo benefício. Além disso, seu projeto gráfico é chamativo e voltado aos novos leitores, mostrando os novos personagens marcantes da Marvel. Destaque para o miolo em couchê.
Gaviã Arqueira é uma HQ voltada para o público jovem, explorando temas mais atuais e apostando menos na ação. Perfeita para a apresentação de uma personagem que deve aparecer bastante no MCU. Gaviã Arqueira – Detetive Particular foi lançada em 2016, escrita por Kelly Thompson, contando com ilustrações de Leonardo Romero e cores de Jordie Bellaire.