MB Games: Final Fantasy I
A Squaresoft vinha passando por dificuldades financeiras e resolveu apostar suas fichas num último jogo, que carregaria todo o desejo de seus envolvidos em fazer algo popular e salvar a empresa da falência. Eis que surge Final Fantasy em 1987, o jogo que ajudou a popularizar o gênero RPG no mundo. Vamos conhecer um pouco do game que deu origem a uma das principais franquias da cultura pop.
A Squaresoft era um braço de uma companhia de telecomunicações japonesa dirigida por Masafumi Miyamoto e tentou sem sucesso emplacar um jogo. Todas suas tentativas tiveram vendas medianas ou baixas, principalmente no console da Nintendo.
Amargando diversos prejuízos, a empresa estava pensando em abandonar as atividades, mas o diretor de jogos da Squaresoft na época, Hironobu Sakaguchi, convenceu a todos a apostar suas últimas fichas num jogo totalmente diferente dos já tentados até o momento, o RPG de fantasia.
Sakaguchi já tinha observado que o gênero vinha sendo sensação entre o público jovem desde os anos 80 e que jogos como The Legend of Zelda e Dragon Quest conquistaram uma legião de fãs. O nome ficou Final Fantasy, pois era a última tentativa de fazer um sucesso.
Final Fantasy é sobre a jornada de quatro aventureiros chamados de guerreiros da luz com a missão de recuperar os quatro grandes orbes dos demônios e salvar o mundo da escuridão.
Há três fatores que fizeram o primeiro game um divisor de águas nos games e um sucesso incrível. Primeiro era seu gráfico, belíssimo para o NES, junto com um mundo gigantesco em três continentes que poderia ser desbravado a pé, numa canoa, num barco e numa nave.
Sua jogabilidade era complexa e com uma dificuldade alta para a época, onde efeitos negativos acompanhavam o personagem até ele se recuperar. Além de ter uma infinidade de equipamentos, armas e itens.
Finalizando, seu sistema de evolução de personagens, onde cada um evoluía para uma nova classe. Isso era inédito até o momento, contando ainda com o elemento party, um grupo de quatro personagens lutava com diversos monstros.
Esses três pontos incentivaram a criação de diversos jogos semelhantes a Final Fantasy, que vendeu na época mais de 600 mil cópias. O jogo foi responsável pela popularização dos games japoneses no ocidente pelos próximos 20 anos, sendo longo, difícil e divertido para os jogadores na época.