MB Movies: The Top Bet (1991)

Primeiramente, é preciso mencionar que The Top Bet é um spin-off do All for the Winner (1990), do mesmo diretor (Jeff Lau), que inclusive chega até a aparecer no filme e, por sua vez, é uma paródia do segundo filme da franquia God of Gamblers, estrelado pelo Chow Yun Fat e Andy Lau. 

É preciso assistir os filmes da franquia “God of Gamblers” antes de assistir esse? A resposta é não! Claro que muitas referências ao original serão perdidas para aqueles que nunca assistiram nenhum dos filmes anteriores dessa série, em especial o segundo, porém você não se sentirá perdido na trama de The Top Beat. 

Apesar de suas referências ao filme original, ele tem bastante espaço para criar suas próprias piadas e adicionar coisas novas. Inclusive, o filme ignora a existência do segundo God of Gamblers, pois ele ocorre em uma linha do tempo alternativa já que o personagem do Stephen Chow decidiu viajar pelo mundo ao invés de continuar perseguindo o personagem do Andy Lau.


Sobre a trama do filme, aqui nos é apresentado o Santo dos Jogos (Stephen Chow) que, após vencer uma grande competição, decide partir numa viagem ao redor do mundo. Porém, isso deixa seu Tio Tat (Ng Man-Tat) numa posição difícil, pois a Tríade Taiwanesa quer que o Santo jogue por eles em outro torneio, caso contrário o Tio Tat morrerá. Isto é, a menos que ele consiga encontrar alguém melhor que o Santo. 

Por sorte, nesse exato momento a irmã do Santo aparece, Mei (Anita Mui), mas ela não vai jogar, pois foi enviada do continente para prender seu irmão por abusar de seus poderes nos jogos de azar. Assim então o Tio Tat se dirige ao mercado de peixes para conhecer a Rainha dos Jogos (Carol Cheng), para que ela possa jogar por ele.

A direção ficou a cargo dos diretores: Jeffrey Lau, que dirigiu o filme anterior a esse já citado, e o experiente Corey Yuen, que dirigiu inúmeros filmes de ação, dentre suas obras temos por exemplo “A Saga de um Herói” estrelado pelo grande Jet Li. A direção de dois diretores aqui faz total diferença, contando com a excelente condução de ritmo do senhor Lau em relação ao roteiro, que é cheio de piadas e referências, assim como a ótima e elegante direção do senhor Yueh que nos brinda com uma maravilhosa sequência de ação que é tão brilhantemente bem dirigida! Em suma, a combinação dos dois diretores é super bem-vinda e agrega demais ao filme. Ponto positivo aos envolvidos por essa escolha!


Algo que pode decepcionar um pouco os fãs do ator Stephen Chow é aqui temos pouquíssimas cenas dele, sendo mais rápidas aparições, precisamente no começo e no final do filme. Porém, as atrizes Anita Mui e Carol Cheng conseguem se sair maravilhosamente bem nas cenas cômicas, sendo a senhorita Cheng pra mim o maior destaque, com uma linguagem corporal e expressões faciais bem excêntricas que conseguirá tirar algumas boas risadas dos espectadores. Eu gargalhei em praticamente todas as cenas, apesar de não ser o melhor exemplo, pois costumo ri fácil de tudo xD Mas aposto que qualquer um dará ao menos uma risada ao longo do filme, tenho certeza disso!

Ainda sobre o ótimo tom de comédia do filme, vale frisar a boa escolha do senhor Chow em não ser o centro das atenções e deixar a responsabilidade nas mãos da Anita Mui e Carol Cheng, que formam uma dupla hilariante com uma química tão perfeita. Por mais que eu ame os filmes estrelados pelo Stephen Chow, não senti nenhuma falta dele no filme, e ficou bem melhor assim. 

A única ressalva que tenho com The Top Bet é o mau aproveitamento das cenas de ação com a Anita Mui, apesar da sequência de ação ser bastante empolgante e espetacular (ainda mais com a trilha sonora de fundo), é a única que o filme possui. Mesmo tendo por foco a comédia, eu gostaria que tivesse pelo menos mais duas cenas de luta com a saudosa Anita Mui, que infelizmente partiu tão cedo deste mundo.

Em resumo, The Top Bet é uma paródia bem divertida da série de filmes “God of Gamblers”, de jogos de cartas do diretor Wong Jing, que traz no elenco estrelas como: Anita Mui (Arrebentando em Nova York), Carol Cheung (Confusão em Dobro) e participação especial do grande Stephen Chow (Kung-Fusão). Uma comédia hilariante pra toda família que lhe renderá boas risadas e com certeza irá agradar os fãs da saudosa e inesquecível “Madonna da Ásia”, Anita Mui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *