MB HQ’s: Coleção Clássica Marvel – Demolidor vol. 1

Demolidor é talvez o personagem com maior densidade e carga emocional dentro do universo Marvel. E a história por trás da criação do herói só comprova o quão complicada seria a vida do Homem Sem Medo.

A criação de um herói urbano com uma trama mais adulta era uma ideia já amadurecida na Marvel, porém havia uma demora na criação do mesmo. A equipe responsável pelas HQs era pequena e tratava o mundo das HQs como um segundo emprego. Isso também se aplicava ao talentoso Bill Everett, que se inspirou na deficiência da filha para criar o herói cego.

Everett fez apenas a primeira edição, mas entrou para história como um dos criadores do Demolidor, que demorou para ter um ilustrador fixo. Então, o leitor acaba vendo uma HQ com diversas artes com pequenas características de cada artista.

A origem do Homem Sem Medo é muito parecida com a versão mais famosa, o retcon de Frank Miller, mas sem a carga emocional contida na versão dos anos 80. Outro ponto a ser citado é o uniforme amarelo. Que separou muito bem a fase do herói.

Os vilões de Demolidor são o ponto mais fraco desse início. São genéricos, exceto o genial Killgrave, que tem a origem contada logo nas primeiras edições.

Mesmo com esses problemas, a história se mostra mais madura e realista entre as apresentadas até agora na coleção. Matt Murdock é um personagem denso pra época, sua relação com seu melhor amigo Froggy e a secretária Karen Page são complexas e cheia de paixões e incertezas, que já mostrava ser totalmente diferente do que a Marvel vinha criando.

A Coleção Clássica Marvel Demolidor Volume 1 talvez seja a melhor HQ de origem, junto ao Homem-Aranha, até o momento, se tornando uma ótima leitura. Não é tão imperdível quanto a fase de Frank Miller, mas é uma boa HQ. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *