MB Review: Demon Slayer Gaiden
Após o fim da publicação do mangá oficial de Demon Slayer aqui no Brasil, pela Panini Comics, muito se esperava pelos derivados ou sobre uma ampliação da trama nas nossas terras. E é um deles o que será analisado por nós: Demon Slayer Gaiden.
Não que a Demon Slayer tenha deixado a desejar sobre seu ponto específico de narrativa principal, todavia, o universo construído por Koyoharu Gotouge possibilitou uma visão ampla tanto de personagens ou de projetos. E isso foi muito bem retratado no volume Demon Slayer Gaiden, cujo objetivo é dar uma ênfase maior a tudo que é o universo principal, mas mantendo a elegância e respeitando as decisões da autora.
Escrito e ilustrado por Kyouji Hirano, é um spin-off derivado da série Demon Slayer que tem como foco Tomioka, o Hashira da Água, que se vê envolvido com Yae, uma jovem Matagi que decide rumar sozinha para as montanhas para vingar seu pai. Que perigos os esperam por lá? Também acompanhamos uma batalha de Rengoku contra um Oni que ocorreu antes que ele se tornasse o Hashira das Chamas! Esse volume também compila as aventuras das versões “fofíssimas” de Tanjirou e seus amigos nas divertidas tirinhas de Demon Break!
O principal objetivo desse projeto em spin-off é dar uma possibilidade de expansão de background para personagens e para o próprio estilo narrativo da história original. Nele somos apresentados a duas “side stories” de personagens que foram bastante marcantes e memoráveis da série principal. Tomioka e Rengoku, os hashiras que tiveram um peso ideológico no personagem principal Tanjiro, e como uma espécie de tributo, o autor desse projeto, Kyouji, consegue respeitar muito bem o estilo da autora principal e pôr no papel sua criatividade e modelo único, favorecendo muito bem os sentimentos do momento e provendo ao leitor o deleite de uma nova aventura, cuja a ligação com o universo principal não ocorre de forma mecânica, sendo uma leitura extremamente satisfatória por si própria.
As cenas de ação e os diálogos com os personagens da obra ganham uma nova camada de exploração, que seria totalmente difícil e diferente para a série principal, devido ao seu número de volumes originários. E, em apenas um volume, o autor amplia muito bem a valorização da narrativa originária, sendo de extrema satisfação para os fãs, todavia, para os leitores casuais a trama consegue muito bem agradar como um ótimo entretenimento.
Outro ponto de extremo destaque é a arte e o estilo de ilustração de Kyouji. O autor tem uma arte única e originária, que mesmo não sendo de forma proposital, lembra o tratamento animado que o estúdio Ufotable deu à série principal. Todavia, vale ressaltar que o modelo de Koyoharu é extremamente agradável. O que acontece aqui é que esse estilo combina muito bem com os momentos narrativos dos personagens que são apresentados, sendo como um tiro ao alvo a escolha do artista.
Demon Slayer Gaiden, além de uma ampliação, é uma homenagem a todo universo criado por Gotouge, sendo expansível, extremamente divertido e que por si só entrega uma experiência agradável, e nada engessada. Com certeza, vale a leitura tanto para os fãs da trama, como para leitores que querem expandir seus conhecimentos.