MB Nacional: Biblioteca Mauricio de Sousa – Mônica vol. 1 – 1970

A Biblioteca Maurício de Sousa compõe a coleção de luxo compilando as edições originais de cada personagem em um determinado ano. Deve começar pela Mônica, depois Cebolinha, Cascão, Chico Bento e chegar até a Magali. Tenho todas as edições de Coleção Histórica Turma da Mônica, menos o volume 1. Esperai a Panini reimprimir, mas no meio do caminho surgiu esse projeto diferente e resolvi começar a coleção, uma vez que as histórias dos gibis após o número 50 de CHTM serão inéditas para mim. 

A ideia é atrair os fãs e colecionadores para que leiam e releiam as antigas histórias em ordem cronológica de cada revista do personagem. Por incrível que pareça, encontramos muitos elementos politicamente incorretos nesta época, pois tinham mais liberdade em criar roteiros.

Mônica volume 1 – 1970, publicada recentemente pela editora Panini, reúne os números 1 a 8 do gibi Mônica publicados mensalmente pela editora Abril no ano de 1970.

Conta com um índice bem completo citando diversas histórias, editorial escrito pelo próprio Mauricio de Sousa falando sobre a nostalgia em lembrar destes trabalhos e uma ideia de como está o livro. Conta com belas capas e histórias originais dos gibis Mônica de 1970, mostrando as histórias mais comuns da Turma da Mônica, Turma da Mata, Horácio, Piteco, Bidu e muito mais. Ainda encontramos notas de rodapé escritas por Sidney Gusman, comentando as representações negativas e tratamentos inapropriados. As reproduções da Mônica tiveram menos páginas que nas edições originais, uma vez que as propagandas antigas não foram reproduzidas. Infelizmente a ortografia seguiu a atual e não a utilizada na época.

Os traços dos anos 70 são diferentes dos que conhecemos na Turma da Mônica de hoje em dia. Tínhamos personagens com bochechas bicudas, olhos pequenos e pés grandes. Podemos acompanhar a evolução do traço ao longo de anos.

A maioria das histórias originais do gibi Bidu, tirinhas e tabloides de diversos jornais foram redesenhadas e adaptadas. São clássicas e divertidas!! “Mônica é Daltônica?” é um dos marcos na Turma da Mônica para começar o próprio gibi. Encontramos tantas histórias e tantas aventuras fantásticas, planos infalíveis, invenções malucas, filosofias interessantes e muito mais!

Após as reproduções dos gibis, chegamos à parte final, um texto escrito por Sidney Gusman sobre o sonho de Mauricio de Sousa e tentativas de publicar um gibi de grande sucesso. Em seguida extras muito interessantes de Paulo Back e Sidney Gusman sobre os arquivos de Maurício, mostrando as curiosidades de todas as histórias originais, as estreias e origens de personagens, processos de redesenhos, adaptações de diversas tirinhas e tabloides, erros, originais de cores e textos, além das propagandas antigas da Turma.

O primeiro volume é bem grande e luxuoso, mais de 500 páginas, com capa dura e papel couchê de alta qualidade. Foi feito nos mesmo moldes do livro Horácio da editora Pipoca & Nanquim. A qualidade está perfeita!

Vale muito a pena para quem gosta de histórias clássicas da Mônica. Nelas é possível conhecer as inéditas ou reler as antigas quando bater a saudades! Mas todas são politicamente incorretas com bandidos, palavrões, armas, mexendo em coisas perigosas e crianças dando carona a um adulto. Não é recomendável que crianças a leiam sozinhas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.