MB Lista: 8 inserts songs marcantes em animes
Insert songs são músicas ou temas inseridos em momentos-chave de uma produção audiovisual. Esses sons tornam suas cenas icônicas e muitas vezes representam sentimentos que quebram a barreira narrativa, tornando-se parte de nossas playlists.
1. Gohan se transforma em super sayajin 2
Unmei no Hi: Tamashii Vs Tamashii (1993)
Intérprete: Hironobu Kageyama
Anime: Dragon Ball Z
Episódio: 184
“Existem inimigos que não podem ser vencidos com palavras”. O discurso do Androide 16 torna a cena em que Gohan se transforma em SSJ2 em uma das mais importantes e melhor dirigidas na série. Ao fundo toca Unmei no Hi: Tamashii Vs Tamashii, uma canção que anuncia o surgimento de um messias inundado pelo sentimento de justiça. A insert song reflete muito bem os sentimentos do garoto, quase um hino que demonstra todo o peso que alguém gentil e poderoso pode carregar.
2. O desespero de Ryūko
I want to know (2013)
Intérprete: mpi & Benjamin Anderson
Anime: Kill la Kill
Episódio: 21
Lançada como parte da trilha sonora de Kill la Kill. I want to know é uma canção cativante e cheia de emoção. A insert song compõe um momento em que a protagonista da obra perde seu objetivo e por conseguinte seu controle. A letra pode soar em um tom romântico, mas ao se relacionar com a cena, percebemos que existe um questionamento sobre correr atrás de um sonho que não é seu. É uma composição de Hiroyuki Sawano, um dos melhores e mais populares compositores em animes.
3. O sacrifício do herói por todos
Might+U (2019)
Intérprete: Makayla Phillips
Anime: Boku no Hero Academia 4° Temporada
Episódio: 13
A imagem do herói e o que a figura representa sempre foi destaque no universo de Boku no Hero. Com Midoriya, a história reflete a ideia de heroísmo, e no auge da batalha do arco de Shie Hassaikai, as intenções do herói são diluídas em música enquanto busca salvar uma pessoa. Might+U é uma variação vocal do tema You Can Become a Hero. A música torna a cena linda e mostra o quanto o ato de salvar alguém é importante para o próprio herói, algo condizente com o ideal máximo de Midoriya.
4. Eu sou o osso da minha espada
Last Stardust (2015)
Intérprete: Aimer
Anime: Fate Stay Night Unlimited Blade Works
Episódio: 20
Aimer é uma prestigiada cantora dentro da Ufotable. Muito antes de cantar os temas do popular Demon Slayer, figurou nas músicas tema de Fate Zero e Fate UBW. Uma de suas principais interpretações é Last Stardust, música tema da batalha entre Archer e Shirou. A música representa muito bem os sentimentos de um herói utópico em um mundo cruelmente real. Um dos elementos que definem a franquia e seus personagens, em especial Archer. A canção é linda por si só, mas é quase impossível desvincular dos gritos dos ideais que travam esse embate.
5. ‘’Seus traidores!’’
YouSeeBIGGIRL/T:T (2017)
Intérprete: Gemie
Anime: Shingeki no Kyojin 2° Temporada
Episódio: 6
Shingeki no Kyojin possui insert songs inesquecíveis no decorrer de todas suas temporadas, sendo a maioria composta pelo já citado Hiroyuki Sawano. Dentre as que marcaram o coração do público está YouSeeBIGGIRL/T:T, música que tornou ainda mais emblemático o evento do episódio 6 na segunda temporada. A revelação inesperada de um dos mistérios da história e a cara de surpresa de Eren, tem na música algo que instiga o despertar da fúria e o poder do protagonista em um ritmo que se embala no choque da cena.
6. Apenas uma conversa antes de dormir
Eternal Flat (2017)
Intérprete: Kiyono Yasuno
Anime: Saenai Heroine no Sodatekata Flat
Episódio: 8
Saekano está longe de ser uma obra perfeita, mas ainda coleciona boas cenas de romance e drama. A reconciliação entre Kato e Tomoya finaliza com uma conversa antes de dormir, enquanto sutilmente toca uma canção ao fundo. Eternal flat é uma música sobre compartilhar sentimentos com aqueles que amamos e todas as incertezas que acompanham essa caminhada. A música é interpretada pela dubladora da personagem, nos conectando ainda mais a uma cena fofa.
7. O fim da deriva em Sonny Boy
Sonny Boy Rapsody (2021)
Intérprete: Toe!
Anime: Sonny Boy
Episódio: 12
Sonny Boy possui excelentes metáforas em sua animação para falar sobre o ser humano, seu comportamento e sua relação com as coisas, tudo de forma psicodélica na trama dos estudantes que são transportados e presos em um universo que contém muitas realidades. Na última parte da jornada, durante a fuga, Rapsody é a música que insere o ritmo surreal do evento mais simbólico do anime, exprimindo a liberdade artística e o peso subjetivo existente tanto dentro da cena, quanto na série como um todo.
8. A capacidade de expressão de uma música
One more time, One more chance (1997)
Intérprete: Masayoshi Yamazaki
Anime: 5 Centimeters per Second (Filme)
Makoto Shinkai adora elementos simbólicos para os dilemas em seus filmes de romance. Em 5 Centimeters per Second, a música “One more time, One more chance” faz com que o drama entre Takaki e Akari e seu final tenha um peso ainda maior. A música é carregada de sentimentos, tanto em sua letra como na interpretação de Yamazaki. Expressa fielmente o que Takaki sente e reproduz todo o tom emocional de uma história que fala de amor, distância e arrependimentos.