MB Dramas: Love in the Moonlight
Love In the Moonlight é um drama sageuk ambientado na era Joseon. Lançado em 2016, o k-drama, que entrou recentemente na Netflix, conta a história de uma garota que entra no palácio disfarçada como um eunuco e acaba construindo uma relação com o príncipe herdeiro.
Sageuk é o termo usado na Coreia do Sul para se referir aos dramas que se passam em um período histórico do país. Gênero famoso e conhecido por ser bem sofrido e muitas vezes terminar em finais tristes.
Por se tratar de um romance histórico, diferente do que é muito comum em outros países, os sul-coreanos não costumam se utilizar de licenças poéticas, o que costuma resultar em finais sofridos como os do k-drama Moon Lovers. Mas devo começar avisando que Love in the moonlight cai fora do comum e termina em um final feliz.
Na série encontramos Hong Ra-on, uma jovem que vive como homem desde sua infância, lutando para ganhar a vida da melhor forma possível. Em sua vida diária, a moça é conhecida como alguém gananciosa que faz qualquer coisa por dinheiro. Seu principal ganha pão é ser um cupido capaz de resolver qualquer problema relacionado ao coração, o que a coloca em maus lençóis.
Durante um trabalho, Ra On tentava fazer com que uma jovem notasse seu cliente e teve resultado favorável. Inconvenientemente, a jovem em questão na verdade era esposa do filho de uma família importante e quando descobrem que esta fugiu com um criado, o pescoço de todos os envolvidos é posto em xeque.
Se não bastasse ser procurada por tal crime, outros de seus serviços a coloca em perigo quando o príncipe herdeiro descobre que sua irmã mais nova vem trocando cartas com um homem qualquer.
Pensando que Ra On, disfarçada como um homem, seria o indivíduo em questão, o príncipe Hyo Myeong procura por ela para tirar a história a limpo. Porém, ele é enganado, fazendo com que a vida da moça fique mais dificil.
Após alguns acontecimentos, a jovem se vê obrigada a tentar uma vaga no palácio real, vestida como um eunuco. Durante o processo de seleção ela tenta falhar, porém, seus planos não se realizam e Ra On torna-se parte desse novo ambiente.
Love in the moonlight, também conhecido como Moonlight drawn by clouds, é um romance histórico bem dramático, como qualquer outro. Apesar disso, possui momentos em que se equilibra a linha dramática e emocional com tons mais alegres e leves. Ele pode parecer bobo e fofo em um momento e transforma-se em algo profundo e triste em seguida.
Com 18 episódios, a série desenvolve o relacionamento dos protagonistas, assim como algumas tramas paralelas, até a descoberta de que Ra On na verdade é uma garota. Com o passar do tempo, o enredo torna-se mais denso. Ao final, a história se torna um pouco arrastada, mas não deixa de ser um bom drama para se conhecer.