MB Literário: Entre patos e ratos

Os quadrinhos Disney já atravessaram diversas gerações de leitores. Agora chegou a vez de Marcus Ramone buscar através da história os pontos mais importantes dessa trajetória com o livro Entre Patos e Ratos – A epopeia dos quadrinhos Disney. Confira nossa resenha!

Os quadrinhos da Disney aportaram pela primeira vez no Brasil em 1930 e, desde então, jamais nos deixaram. Talvez alguém venha a me desmentir, mas creio se tratar dos personagens a mais tempo em publicação (ainda que não de forma ininterrupta) por aqui. E não são poucos os fãs.

Marcus Ramone (@_marcus_ramone) é um deles e lançou recentemente pela @editora_noir Entre Patos e Ratos – A epopeia dos quadrinhos Disney. O livro pode ser dividido em três partes: trajetória dos personagens clássicos pelo mundo editorial do Brasil, Estados Unidos e Europa; biografias de Patópolis e principais personagens; e curiosidades relacionadas aos personagens e histórias específicas.

O autor impõe um estilo de escrita jornalístico, com o cuidado de trazer notas de rodapé para complementar informações, datas e nomes de artistas, em um trabalho excepcional de pesquisa. Outro ponto favorável é a edição, com diversas capas e páginas históricas das HQs Disney, e diagramação muito bem elaborada.

Um guia como este é muito valioso neste período em que estes quadrinhos, que costumavam ser a porta de entrada para este tipo de leitura, como Disney e MSP, perderam espaço com o fechamento de muitas bancas. Demonstra que ainda estão vivos e têm muito a apresentar, tanto no conteúdo histórico quanto no material inédito, como vemos nas publicações de Culturama e Panini.

Particularmente, ao longo dos anos nunca abandonei a Disney. Alternei meu favoritismo, e colecionismo, entre Donald e Tio Patinhas. Hoje sou mais fã do Mickey. Então, este livro foi ainda mais rico para mim.

Este não é o primeiro trabalho de Marcus Ramone para a Noir. Anteriormente, em 2017, foi publicado Baú de Gibis – Memórias dos quadrinhos no Brasil, com artigos diversos sobre o universo das HQs no país. Ambos podem ser adquiridos tanto no site da editora quanto pela Amazon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *