MB Nacional: Tobias Salazar – O detetive de baixa renda
Um universo antropomórfico para mostrar a dura realidade das periferias. Um detetive gente boa que faz seus corres para pagar as dívidas e vive aventuras incríveis. Venha conferir Tobias Salazar: O detetive de baixa renda.
Algum tempo atrás, quando os mangás eram desconhecidos no Brasil e comics eram vendidos em formatinho, existiam hqs nacionais com histórias didáticas, o desenvolvimento era deixado de lado e a mensagem a ser transmitida era o mais importante.
Seguindo esse método, o autor Rafa Santos criou um universo antropomórfico para falar das periferias nas metrópoles brasileiras. Pessoas comuns com os problemas da vida moderna. Nesse ambiente vive Tobias Salazar, um calango gente boa, com um coração grande, que sobrevive resolvendo pequenos casos em sua comunidade. Com uma inteligência aguçada, Tobias se envolve em casos que requerem todo seu conhecimento e qualidades para resolvê-los, seja com resultados bons ou não.
A grande sacada nas edições publicadas pela editora Armor é a forma didática como o autor coloca nosso simpático personagem em histórias com mensagens bem objetivas. Seja sobre a pandemia ou os belos poemas de Guimarães Rosa, tudo tem um intuito positivo é educativo.
Outro ponto positivo são os coadjuvantes. Nenhum é muito trabalhado em profundidade, mas todos apresentam uma vivacidade incrível, com um brilho próprio, dando intensidade ao universo.
Num formato simples e bem feito, temos uma proposta de leitura e interatividade criativas – em um dos livros o leitor precisa resolver puzzles para descobrir quem era o vilão. Talvez o maior defeito de Tobias Salazar seja ser curto demais, pois há um potencial incrível.
Os três livros, Tobias Salazar – Quarentena na Cohab, Casa dos Enigmas e o Tesouro do Poeta, são histórias incríveis para o público infanto-juvenil, daqueles que incentivam a leitura com personagens bacanas e história simples trazendo ótimas mensagens.
Por mais Tobias Salazar em escolas e bibliotecas públicas, incentivando a leitura de muitas crianças!
Quer encontrar mais hqs independentes nacionais? Siga o @estudioarmor que tem excelentes opções para os mais diversos públicos.