MB Review: Saint Seiya – The Lost Canvas Gaiden #1
Em Lost Canvas Gaiden #01 somos apresentados a uma narrativa fechada envolvendo Albafica, o cavaleiro de ouro de peixes, numa ilha ameaçada por uma estrela maligna do exército de Hades. Uma emocionante história sobre o passado e o legado de se tornar um cavaleiro de ouro.
A história de Albafica, o cavaleiro de ouro de peixes, começa quando o Grande Mestre solicita sua presença e o envia em uma missão para salvar a Ilha dos Curandeiros, após notar que uma estrela maligna do exército de Hades paira sobre o local.
Na famosa ilha, o cavaleiro pisciano encontra Ruko, curandeiro responsável pelo local, e se espanta pela semelhança com seu antigo mestre.
Ao longo da missão, somos apresentados ao passado de Albafica e seu mestre Rugonis, o antigo cavaleiro de ouro de peixes, e percebemos o quão grande é o fardo de se tornar o cavaleiro de peixes, uma vez que o portador da armadura não terá outra opção a não ser escolher um caminho solitário, já que seu sangue se tornará venenoso para suportar todos os seus golpes envolvendo as rosas demoníacas.
Albafica descobre o verdadeiro paradeiro da estrela maligna e precisa tomar uma importante decisão, que envolve o legado de ter se tornado um cavaleiro de Atena.
Este primeiro volume da série Gaiden é um ótimo exemplo de como construir uma boa história: apresentar o passado do personagem, desenvolvê-lo e, a partir disso, conseguir fazer uma boa ligação com a motivação do vilão da história a ponto de criar um final emocionante.
Para aqueles que conhecem a narrativa e o traço da Shiori, sabe-se que a autora não decepciona nas belíssimas artes envolvendo seus personagens e suas batalhas. Um estilo totalmente diferenciado da série clássica original do Kurumada.
Para quem é fã da franquia, sabe que o cavaleiro de peixes na série original foi um personagem extremamente judiado pelo autor. A situação mudou quando Albafica foi apresentado na série original de Lost Canvas, alterando a percepção de todos sobre o cavaleiro da constelação de peixes.
Outro ponto interessante nesta série de volumes Gaiden é o fato de cada volume ser uma história fechada sobre o passado de cada cavaleiro de ouro, podendo ser lido em qualquer ordem, e até mesmo servindo como ponto de partida caso o leitor não tenha lido o Lost Canvas original.