MB Nacional: Jeremias, Pele
Vencedora do Prêmio Jabuti de 2019, a HQ Jeremias: Pele traz uma história forte e necessária para o universo das graphics MSP.
Jeremias é um dos personagens secundários criados por Mauricio de Sousa. Integrante da “turma do bermudão” junto de Franjinha, é um dos personagens mais antigos do autor.
Na HQ “Pele”, Jeremias precisa lidar com o racismo direcionado a ele por seus colegas de classe e pela professora. O garoto recebe conselhos de seus pais e avô, que se preocupam em prepará-lo para a vida e as muitas situações que ele terá que enfrentar em seu dia a dia.
Os autores expõem durante a história várias situações de racismo, algumas baseadas em suas próprias vivências, desde as agressões mais gritantes até as veladas, de ocorrência diária, vistas como “brincadeira” por quem não sente na pele.
“Esse lugar me faz pensar em um monte de coisas, como nós todos somos tão pequenos dentro de um universo tão grande. É até bobo pensar que uma pessoa é melhor que a outra. Você também seria bobo se pensasse que é pior que alguém”.
Uma obra sensível e crua sobre preconceito, superação e aceitação. Rafael Calça (co-autor de O Fim da Noite; publicado pela DarkSide Books) e Jefferson Costa (autor de Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias; publicado pela Pipoca & Nanquim) trouxeram para o projeto uma história muito importante que precisava ser contada.