MB Review: As Memórias de Vanitas #1

Lançado recentemente no Brasil pela editora Panini, “As Memórias de Vanitas #1”, de Jun Mochizuki, é um mangá que combina elementos de fantasia, steampunk vitoriano, mistério e ação para produzir uma trama ambientada em uma Paris utópica no final do século XIX. Neste primeiro ato, a narrativa promete um olhar refinado, soberbo e diatópico para o gênero vampiresco.

A história apresenta Noé, um jovem vampiro enviado por seu mentor para Paris onde deve desvendar os mistérios por trás do Livro de Vanitas, um objeto amaldiçoado criado pelo vampiro de mesmo nome que traz consigo a maldição de um dia acabar com a raça vampira. Em meio a tudo isso, Noé conhece um jovem que se autoproclama Vanitas, mas que na realidade não passa de um excêntrico médico humano legatário do nome e da memória do vampiro amaldiçoado e com a intenção de curar os vampiros amaldiçoados pela sede de sangue e agressividade.

A trama deste primeiro volume é cheia de reviravoltas e mistérios que prendem o leitor do começo ao fim. Noé e Vanitas são personagens extremamente carismáticos e interessantes, cada um com suas próprias motivações e segredos. Mas o que se destaca nesta obra é o traço de Jun Mochizuki, extremamente detalhado e expressivo. Com ambientação em Paris e sua bela construção, garante ao mangá um ar de mistério e elegância.

“As Memórias de Vanitas” possui um refinamento ao tratar da temática dos vampiros. A ideia de que eles são proibidos de atacar seres humanos e vivem escondidos na sociedade traz uma abordagem original ao tema. Algo normalmente tratado de maneira mais tradicional em outras obras com a mesma temática. Além disso, a existência de vampiros amaldiçoados e a promessa de cura através do “Livro de Vanitas” adiciona um elemento de urgência e mistério na narrativa.

Com sua recente estreia aqui no Brasil e com uma ótima qualidade garantida pela editora Panini, “As Memórias de Vanitas” é um mangá que promete mesclar ação, luxúria e trama vitoriana de forma original e que certamente deve prender a atenção do leitor. Os personagens são extremamente carismáticos e suas ambições se encaixam perfeitamente no universo apresentado. Definitivamente, uma leitura recomendada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *