MB Review: Dead Dead Demon’s De De De Destruction #4

Mesmo com a ameaça contínua de invasores selvagens e uma contaminação por raios A, as pessoas continuam a se mudar para Tóquio em busca de melhores oportunidades. Afinal, a probabilidade de que sejam esmagados por uma nave invasora ainda é extremamente baixa! Enquanto isso, Kadode e seus amigos começam a universidade, onde devem enfrentar o desafio de escolher em qual clube escolar ingressar – uma decisão crítica que afetará o resto de suas vidas!

Como de praxe, o volume começa com uma pequena história de Isobeyan, trazendo algumas referências dos capítulos anteriores da trama de forma tênue. Desta vez, quem faz a leitura é a misteriosa Futaba, que aparenta ser uma garota do interior do Japão. Mesmo sendo dedicada e amorosa, isso não a impede de sonhar em um dia ir para Tóquio, ao mesmo tempo que mais e mais alienígenas convergem para a cidade. A tradicional máquina japonesa tem que continuar! Então ninguém tá nem aí. Ah, Futaba também consegue fazer uma amiga!

Mas mudando um pouco de assunto, onde está Ouran e Kadode? Depois de mais alguns diálogos críticos à sociedade e ao comportamento dos japoneses, Ouran continua tendo um dia normal junto de suas amigas e Kadode. Desta vez, ambas se encontram em um protesto pacifista!  “Joguem suas armas e dêem um futuro a suas crianças!”, diz uma placa nada sutil do protesto.

E em meio ao protesto, a jovem Futaba e sua nova amiga cruzam seu caminho com nossas duas protagonistas, Ouran e Kadode. Assim, mais e mais diálogos juvenis em meio ao movimentos de sátiras anti-bélicas ocorrem, o que dá uma ênfase ainda maior a essa dicotomia entre a relação social juvenil com o mundo da série e o que de fato anda ocorrendo naquele universo.

Uma mistura de sentimentos antagônicos permeiam a obra. Depois que a nave alienígena chega à terra, diversos aliens pequenos são massacrados por pessoas que usam isso como forma de firmar a proteção e a paz da humanidade. Do outro lado, o destino das nossas protagonistas se cruzam com um jovem misterioso do volume passado. Dessa vez puxando um gancho para um assunto mais sério… que talvez só seja revelado no próximo volume. Afinal, quanto tempo falta para o fim do mundo mesmo?

Dead Dead Demon’s De De Destruction #4 aborda de forma sutil a questão da moral e da guerra. Por um lado, temos a população que parece não se importar com o conflito, enquanto, por outro lado, há os pequenos aliens que são massacrados pelas forças militares e pelos apoiadores humanos. O mangá procura criar uma polarização e depois mesclar essas sensações, de forma a deixar o leitor sem saber ao certo onde está o erro e qual é a verdadeira causa desse conflito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *