MB Review: O Voo do Corvo
Do premiado quadrinista francês Jean-Pierre Gibrat, “O Voo do Corvo” é a segunda graphic novel do autor publicada pela editora Pipoca & Nanquim que, em 2020, lançou “Destino Adiado”.
Embora tratem de histórias completamente distintas, as obras estão conectadas entre si. Primeiro, pois as duas se passam no período de ocupação alemã na França. E segundo, porque neste material a nossa protagonista é a Jeanne, irmã de Cécile protagonista em “Destino Adiado”.
Assim, por se tratarem de histórias fechadas, é possível que você leia “O Voo do Corvo” sem a necessidade de conhecer a trama por trás da primeira HQ. Com este quadrinho, Gibrat recebeu, em 2006, o troféu de Melhor Artista no Festival de Angoulême. Ainda foi indicado ao prêmio Eisner em duas categorias e ao Prêmio Harvey como Melhor Quadrinho Europeu.
Sobre a história, Jeanne, combatente da Resistência francesa, é denunciada por meio de uma carta anônima pelo porte de armas e bombas e, consequentemente, presa.
Após passar a noite na cadeia, outro detento chega para dividir a cela com ela: François, um típico ladrão egoísta. Se aproveitando de um deslize da polícia, os dois fogem pelos telhados de Paris.
“O Voo do Corvo” é o reflexo da genialidade de Gibrat. Um quadrinho profundo e muito bem ambientado na Segunda Guerra Mundial. Além do ótimo roteirista, as ilustrações são belíssimas. Uma verdadeira obra de arte!
A edição da Pipoca & Nanquim é integral e compila as duas edições do autor lançadas originalmente entre os anos 2002 e 2005. Por fim, são 140 páginas coloridas em couché fosco 150g, com capa dura e lombada arredondada (idêntica à primeira publicação de Jean-Pierre pela PN). Um material belíssimo para os colecionadores!