MB Review: The First Slam Dunk
A adaptação do último arco do mangá de Slam Dunk finalmente chega aos cinemas brasileiros. The First Slam Dunk é uma maravilhosa experiência das intensas emoções que a obra consegue criar em cada espectador, mesclando a intensa partida definitiva entre Shohoku e a Sannoh com o passado de Ryota Miyagi, armador do time protagonista.
É inegável que Slam Dunk é a maior obra prima de Takehiko Inoue, se tornando uma das maiores referências para se tratar de obras de esportes até hoje. A obra original conta a história de Hanamichi Sakuragi, delinquente que acaba entrando no time de basquete do colégio Shohoku, sem nunca ter jogado uma partida, apenas para impressionar uma garota.
A famosa animação clássica dos anos 90 terminou sem adaptar o último arco do mangá, e é neste momento que The First Slam Dunk brilha, apresentando pela primeira vez nos telões a intensa partida de basquete entre a Shohoku e a insuperável Sannoh, decidindo de vez a vaga no campeonato intercolegial.
Escrito e dirigido pelo próprio Takehiko Inoue, o longa acrescenta cenas inéditas e leves mudanças na estrutura narrativa, mesclando a partida em si com flashbacks que aprofundam ainda mais as motivações dos personagens principais. Com foco no passado de Ryota Miyagi, armador da Shohoku, conhecemos sua verdadeira motivação e sua trágica história envolvendo sua maior inspiração, seu falecido irmão Sota, de onde herdou sua paixão pelo basquete.
O filme consegue reproduzir exatamente o que faz Slam Dunk ser a grandiosa obra que é. Toda aquela tensão durante a partida, onde cada segundo pode definir o resultado final, todo sentimento de cansaço e de superação que cada personagem carrega consigo está representado em cada minuto do filme.
Por nos apresentar uma parte mais avançada da história pode ser que, para quem esteja tendo seu primeiro contato com a obra, sinta-se um pouco perdido no começo, mas é inegável que a ótima experiência possa ser um ponto de partida para novos fãs.
De início, o fato do filme ser uma mescla de animação 3D com animação 2D causou bastante debate entre os fãs da obra, mas o produto final é a prova de que não há com o que se preocupar. Toda a movimentação dos personagens é extremamente fluida, adaptando fielmente o traço do Inoue. Um dos pontos principais é o uso dos efeitos de som, os quais dão uma maior imersão na partida, e os precisos pontos onde a trilha sonora é alocada, empolgando o telespectador em momentos certeiros do jogo.
The First Slam Dunk é, sem dúvidas, uma das melhores experiências cinematográficas deste ano, e um presente para todos os fãs da obra.