MB Review: Akane Banashi #1
Tooru Ousaki, mais conhecido pelo nome artístico Shinta Arakawa, é um profissional de Rakugo, a tradicional arte japonesa de contar histórias por meio de monólogos humorísticos. Sua filha, Akane Ousaki, tem um enorme orgulho do pai e admira profundamente o potencial dessa arte.
A vida da família Ousaki muda drasticamente quando Tooru decide fazer a prova para subir de “cargo” no Rakugo e, consequentemente, garantir um salário melhor e proporcionar mais conforto à família, mas as coisas não saem como esperado.
Determinada a seguir os passos do pai, Akane decide se tornar uma artista de Rakugo e logo descobre que o caminho é muito mais desafiador do que imaginava.
A construção narrativa de Akane Banashi é um dos pontos fortes da obra. O primeiro capítulo foca inteiramente na trajetória de Tooru, retratando com sensibilidade a pressão que um pai sente ao carregar a responsabilidade pelo bem-estar da família, construindo com cuidado as motivações de Akane, que ganham profundidade nos capítulos seguintes.
A partir do segundo capítulo, o foco se volta para a verdadeira protagonista. A história segue os mesmos padrões da Jump, em que um antagonista mais habilidoso surge, servindo de motivação para Akane aprimorar sua arte.
Outro grande destaque da obra é o cuidado em explicar o funcionamento do Rakugo. A edição da JBC acompanha essa atenção aos detalhes, trazendo notas de rodapé que contextualizam os termos, facilitando a experiência do leitor.
A arte de Takamasa Moue também merece elogios. Seu traço transmite todo o carisma de Akane e se adapta de forma brilhante nas cenas em que os artistas de Rakugo interpretam diferentes personagens, demonstrando um cuidado visual.
Akane Banashi é um título bem diferente do que estamos acostumados. Pode ser o tipo de obra que não vai agradar todo mundo, mas é um acerto por parte da editora JBC em trazer diversidade em seu catálogo, nos apresentando histórias sobre assuntos os quais não temos muito contato, servindo também como uma porta de aprendizado. É o tipo de título que vale a pena dar uma chance para conhecer novos temas.