MB Review: Fênix #03
Mantendo um nível de histórias altíssimo, Fênix, mais uma vez, se prova um dos melhores (e mais subestimados) mangás em publicação no Brasil.
O 3º volume de Fênix mantém o nível altíssimo e é o mais diferente até então. Como eu citei na análise do primeiro volume, a publicação do mangá se estendeu até o fim da vida de Tezuka e passou por várias revistas com diferentes demografias. Acredito que o volume 3 tenha sido serializado em uma revista diferente das primeiras edições, por conta do tipo de narrativa e estilo de quadrinização presentes. Claro que, desde o início, a obra já aborda temas pesados e dramas humanos, mas senti as coisas um pouco mais maduras aqui. O humor que o autor costuma colocar no meio de temas sérios também está menos intenso.
Os arcos do volume 3 são: Arco da Ressurreição, Arco da Túnica de Penas e Arco da Saudade. O primeiro fala sobre um humano chamado Leona, que após ser assassinado, é ressuscitado com um corpo artificial. Por conta de seu novo corpo, Leona enxerga humanos como formas distorcidas e assustadoras, e os robôs são vistos como humanos, o que o leva a se apaixonar por um robô autômato. E essa relação entre os dois abala todo o funcionamento de outros robôs. Uma trama que nos faz refletir até onde a ciência e a inteligência artificial devem ir. Parece um assunto corriqueiro, mas é impressionante saber que Tezuka pensou nisso décadas atrás. Porém algumas idas e vindas no tempo deixam a narrativa um pouco confusa.
O Arco da Túnica de Penas tem uma narrativa experimental. Tezuka desenha o mesmo quadrinho, na mesma posição durante toda a história. A única coisa que muda é a posição dos personagens e os diálogos. Foi uma ideia interessante, já que representa um teatro narrando a lenda da Fênix.
Por fim, o Arco da Saudade é sobre um casal que sai da Terra para habitar um planeta inóspito, batizado de “Eden17”. Como eles são os únicos seres vivos daquele lugar, precisam se reproduzir. Mas o que acontece quando o pai falece e deixa a esposa com seus filhos homens em um planeta abandonado? Vemos uma releitura da história de Adão e Eva. Esse arco não termina aqui, então teremos a continuação no próximo volume. Essa história foi adaptada para anime em 2023 em uma roupagem moderna, com o nome “Phoenix: Eden17”. A série está disponível na Disney+.