MB Literário: Solo Leveling – Solem irmãos (Livro)

Lembro quando li Solo Leveling pela primeira vez, vi tanta similaridade com outras obras que pensei “mais um”, e eu fico feliz em estar errado.

A Obra

O ser humano passa sempre pela necessidade de catalogar, categorizar ou colocar em um grupo alguma coisa, não é diferente com a arte. Solo Leveling é uma obra autoral de Chu-Gong, um autor Sul Coreano que trouxe primeiramente em um formato muito popular por lá, as Novels. A obra teve seu lançamento de 2014 até 2018 e se aproveitou do grande momento que os Isekai vivem. Seu grande sucesso deu rapidamente asas a Web Novel (2018 – Até o momento) que em publicação, também já foi trazido pela Editora New Pop como a Novel.

Seu estilo fez rapidamente ser entendido como um Battle Shonnen e dentro do estilo Sul-Coreano, apresentar um personagem que evolui rapidamente e logo de destaca entre os outros de uma forma absurda.

Seu lançamento pela New Pop foi anunciado em 2020 e lançado em Abril de 2021, e nossa redação teve acesso graças a nossos parceiros da GeekPoint. A edição da Novel saiu por aqui pelo preço de R$ 64,90 e conta com 400 páginas com capa Cartonada, detalhes na capa em Verniz e com Orelhas para marcação de página.

O acabamento da edição está muito bem feito, mas temos algumas coisas para trazer, que podem afastar colecionadores mais exigentes. A editora colocou bem destacado a Logomarca da NewPop na capa e na lombada, as costuras das páginas são bem aparentes e dão um sensação de não ser tão sustentável.

Além dos detalhes técnicos, algo já sabido da NewPop é um problema com revisão. Em Solo Leveling os problemas acontecem menos, mas podem ser vistos. Outra coisa são os termos de tradução, no original da obra são utilizados termos em inglês que aqui por decisão editorial foram traduzidos. São termos famosos nos jogos, principalmente de RPG, e apesar da bela integração linguística feita aqui na tradução, por vezes perdem um pouco o sentido por fugir do original.

Esses detalhes não tiram o brilhantismo da obra, e são mais para os exigentes que citei acima.

Vale a Pena?

Além do que falamos no nosso Podcast – O Mangá Com Leite, pode-se pensar como Solo Leveling um Shonen primoroso. A obra mantém os ideais de rápida progressão do protagonista como as obras neste estilo, possui personagens cativantes e convincentes. A história tem uma progressão como um Plot Driven deve ser, sem deixar os personagens de lado. Em um resumo muito sincero, Solo Leveling é uma obra para amantes de Shonen, por isso, se este é seu estilo, pode ir sem medo de arrepender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *