MB Animações: Life Lessons with Uramichi Oniisan – A vida e o pessimismo

Há quem diga que o ser humano consegue se adaptar às piores situações para sobreviver. E realmente é possível sobreviver a um frio extremo, a uma situação de estresse corporal, e claro, o pior de todos…sobreviver a um dia de trabalho com um sorriso estampado enquanto você sente sua vida se esvaindo em um pessimismo ao mesmo tempo que age normalmente, sabendo que não mudará em nada, mas precisando se manter assim para conseguir dinheiro e sobreviver ao sistema capitalista, porque é isso que adultos fazem…é isso que adultos são…

E eu quase me esqueço: bem-vindos ao MB Animações de hoje.

Life Lessons with Uramichi Oniisan é uma adaptação em animação do mangá de comédia de mesmo nome, completo em 13 episódios, em que a trama acompanha Uramichi Omata, um homem conhecido por ser o energético e divertido apresentador de um programa de TV. No entanto, o que muitos não sabem é que Uramichi sofre de uma instabilidade emocional, tendo uma segunda personalidade bem menos feliz do que a apresentada em frente às câmeras.

– A Narrativa

A trama da obra é simples, mas esse é seu objetivo. Focada na quebra de expectativas e na comédia, ela entrega ótimos momentos de humor que remetem bem a vida adulta e seus desafios, sendo basicamente Uramichi e sua trupe de assalariados tendo que passar seus dias superando o trabalho em um programa de tv infantil enquanto precisam animar crianças e se manterem animados. Difícil, não?

Ela também entrega algumas questões e reflexões bem tênues em meio a todo este humor pessimista, o que torna a trama ainda mais divertida, afinal, quem não gosta de rir da própria desgraça?

Por serem episódios fechados, ou seja, com a trama completa no mesmo episódio, a comédia é divertida e dinâmica e isso faz com que as piadas, por mais pessimistas que sejam, se tornem mais amenas e de fácil digestão.

– O Absurdo e a Ironia

Life Lessons with Uramichi Oniisan é uma trama que brinca muito com o absurdo humano transformado em ironia para se desenvolver a comédia. Uramichi, um personagem totalmente pessimista é o claro exemplo de pessoa inspirado na obra “O Mito de Sísifo”, um ensaio filosófico escrito por Albert Camus, em 1941. Para ele, o homem vive sua existência em busca de sua essência, do seu sentido, e encontra um mundo desconexo, ininteligível, guiados por entidades sufocantes como as religiões e ideologias políticas, restando apenas duas opções: se aproveitar da situação ou se livrar da vida.

E Uramichi, apesar de sempre se mostrar desesperançoso, é o típico exemplo de personagem que aceita a situação e por mais triste que pareça, permanece tentando tirar proveito, e como mecanismo de defesa utiliza da tristeza como comédia, o que crítica muito bem a situação da vida adulta, em que nos conformamos com esse sistema de produção e de imediatismo e resolvemos continuar nele, já que é o que nos resta.

– Vale a pena?

Life Lessons with Uramichi Oniisan para mim foi uma das melhores séries de comédia da temporada de verão, ela entrega ótimos episódios com um toque de humor ácido e uma divertida trama. Um programa infantil apresentado por adultos frustrados pelo imediatismo da modernidade e que utilizam disso pra tirar proveito das piadas. Afinal, nada melhor que rir da própria desgraça, não é mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *