MB Review: A Flor Ranzinza e Sincera

As flores muitas vezes são utilizadas para representar sentimentos e as fases da vida. Em A Flor Ranzinza e Sincera, publicado pela editora NewPOP através do selo Pride, nos é apresentado uma história sobre o desabrochar do amor, dos sonhos e dos próprios personagens.

A Flor Ranzinza e Sincera é um mangá de autoria de Mahito Aobe, serializado na revista Mimosa, e foi publicado pela NewPop em setembro deste ano (2021). O formato é 12,8 x 18,7cm, em papel offset, com capa cartonada e sobrecapa, e seu valor de capa é R$29,90.

É importante salientar que essa é minha primeira leitura de um BL (Boys Love), a minha noção de romance em obras japonesas está baseada em outras demografia, o que não é necessariamente negativo, mas acaba por gerar inevitáveis comparações. 

O mangá se situa no nível mais suave do ranking de picância, devo ressaltar que considero bem interessante a ideia de trazer obras com diferentes níveis de erotização, e é ainda mais positivo que os mais suaves acabaram em minhas mãos. E não estou citando isso por ser BL, mas sim pois, particularmente, não sou muito afeiçoado por obras com muito erotismo. Embora compreenda a demanda, não posso evitar de citar isso, sou um grande fã de romances mais leves, e felizmente, o título aqui resenhado se encaixa muito bem.

Sobre a história

Sinopse: “Um nome feliz destes não combina comigo”, é pensando assim que Yotsuba leva sua vida de estudante. Em um certo dia de chuva, o floriculturista Souichi, o aborda, achando que ele estava prestes a sofrer um acidente e, vendo o estado ensopado do menino, leva-o até sua residência. Em contato com tamanha gentileza, Yotsuba acaba confessando “ser gay”. Perante a confissão de um segredo guardado há muito tempo, Souichi lhe dirige palavras gentis, mas ele também tem um segredo que guarda no fundo de seu coração…

A história tem uma premissa simples, e o fato de ter apenas um volume acaba por facilitar sua execução. Temos um ritmo definido por dois personagens, com idades diferentes, vivências diferentes e experiência diferente. É válido ressaltar aqui que enxergo como problema a diferença de idades, não é incomum que existam romances envolvendo adolescentes e jovens adultos em romances japoneses, e embora sejam fases muito similares entre as diferentes idades que compõem esses dois grupos, não deixa de existir uma grande diferença entre a maturidade de um adolescente com 17 anos e um jovem adulto com 25. Esse aspecto é de longe o mais negativo da obra, e como grande defensor do fim desse tipo de aspecto em obras japonesas, não posso deixar de citar.

Yotsuba protagoniza a história e o título da obra é um reflexo dos sentimentos que mais representam o personagem. A representação de um adolescente é muito bem feita, com os sentimentos de insegurança dominando muitos aspectos da sua vivência, ganhando ainda mais corpo com o fato de ser gay em uma sociedade que não aceita sua sexualidade, embora esse aspecto acabe não sendo muito desenvolvido, visto que não é o foco dessa história. A contrapartida, temos o personagem Souichi, um jovem de 25 anos que trabalha em uma floricultura, sua gentileza e cuidado contrastam muito com Yotsuba.

Ambos os personagens ressaltam a falta de algo importante, enquanto Yotsuba não tem alguém para receber seu amor, o que acaba por criar uma visão negativa sobre esses sentimentos e isso pode ser percebido em como ele percebia as memórias que tem com seu pai, Souichi tem dificuldades de receber, ou perceber, o amor que é nutrido por ele, essa dificuldade reside em eventos que aconteceram em seu passado, e acompanhamos o desabrochar dessa relação entre ambos e as mudanças nos respectivos personagens.

Considerações Finais

A Flor Ranzinza e Sincera é uma grata surpresa, embora me incomode muito a diferença das faixas etárias entre os personagens, seu desenrolar é muito satisfatório, mas devo dizer que não é nada diferente ou espetacular. É um one shot que pode ser aproveitado por qualquer leitor que goste de romance, e visto a falta destes no mercado, supre uma demanda daqueles que necessitam. Voltarei posteriormente com a resenha de outro BL da Mimosa, e espero que a sua experiência de leitura desabroche tão bem como foi com esse título.

Ps: Edição lindíssima.

Agradecimentos a loja Anime Hunter por nos ter disponibilizado o volume. Caso queiram adquirir, o mesmo se encontra na loja pela Shopee https://shp.ee/63bxgz3

One thought on “MB Review: A Flor Ranzinza e Sincera

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.