MB Nacional: Sétimos Filhos, de HET

Lobisomens e bruxas estão no nosso imaginário coletivo desde sempre. Seja em jogos, filmes ou animes, ambos os tipos de criatura sempre se mostraram presentes na cultura pop. E isso se estende ainda mais quando pensamos na questão folclórica. Já fizemos uma postagem especial comentando sobre como muito do que achamos sobre as crenças folclóricas é não como imaginamos e o lobisomem é um dos seres que mais se destaca nesse ponto. Embora muitas pessoas achem que ele se transforma em um lobo, o lobisomem do folclore brasileiro não é bem assim.

É dito que se um casal tiver seis filhas e o sétimo for um menino ele será destinado a se tornar um lobisomem assim que completar treze anos. Já se for uma mulher, ela pode se tornar uma bruxa, uma cumacanga ou até mesmo uma mula-sem-cabeça em casos mais raros. Então… o que aconteceria se, após seis filhas, nascessem gêmeos? É com essa abordagem extremamente interessante que Lorena “HET the Pumpking” Herrero, uma estudiosa do folclore nacional, criou a série Sétimos Filhos.

A História

Publicada gratuitamente no site Tapas e contando atualmente com quase 3 mil inscritos e mais de 135 mil visualizações, Sétimos Filhos é um compilado de histórias únicas dos irmãos Antônio e Alessandra, gêmeos que tiveram uma rara sina em sua vida. Sendo os sétimos filhos de um casal ambos foram amaldiçoados, Antônio se tornando um lobisomem enquanto Alessandra uma bruxa.

Cada episódio é autocontido e repleto de momentos divertidíssimos com muito respeito e referências a todos os tipos de criaturas folclóricas. HET demonstra todo o seu conhecimento, que não é pouco, em pouquíssimas páginas e cria aventuras e desventuras das mais diversas, misturando o mundo que conhecemos com as criaturas mágicas que tanto ouvimos falar.

A autora também aproveita este momento para demonstrar principalmente as diferenças entre os lobisomens e bruxas da cultura pop para com os da nossa cultura, a começar pelos pontos mais conhecidos. O lobisomem brasileiro nem se transforma em noites de lua cheia nem se transforma em lobos. Antônio mesmo, enquanto transformado, tem uma aparência mais bestial, semelhante a um porco, além de ter uma saúde muito frágil devido a sua maldição. Também é bem mais recluso e introvertido do que sua irmã.

Já Alessandra, embora tenha mostrado pouco sobre sua maldição, é uma pessoa com uma personalidade extremamente cativante. Enérgica, divertida e sempre comprando briga. Suas maldições, poções e demais misturas de ingredientes estranhos me remetem mais a simpatias do que a bruxas da cultura pop, evidenciando a identidade brasileira da criatura mais uma vez, porém, esta é uma interpretação exclusivamente minha e pode ser fruto apenas de um desconhecimento tanto do funcionamento de simpatias quanto da bruxa folclórica.

Mas não apenas dessa forma que HET faz com que os estereótipos da cultura pop sejam contestados. Como ambos vivem nesse mundo, acabam vez ou outra vendo tais lobisomens e bruxas na televisão ou no teatro e a autora cria estes momentos de uma forma hilariante.

Com o passar do tempo, novos personagens coadjuvantes vão aparecendo como Thiago, uma besta-fera, e Dani, uma mula-sem-cabeça. Ambos também são usados para mostrar, de uma forma didática e divertida sobre como funcionam as crenças referente a estas criaturas. Inclusive, Dani é uma mula-sem-cabeça com cabeça. Para entender o porquê, dá uma lida no quadrinho!

A Arte

Falando agora da arte, elogiá-la é chover no molhado. A autora ficou conhecida devido a suas ilustrações dos eventos de Inktober, desenhando uma criatura folclórica por mês todo dia durante o mês de outubro. Inclusive, foram seus desenhos que utilizamos para ilustrar a matéria sobre folclore que você pode conferir [aqui]. Em Sétimos Filhos, HET trabalha com um estilo bem mais cartunesco do que o das ilustrações mencionadas, mas de forma alguma inferior. Particularmente, me lembrou o traço do Alec, de Lebre e Coelho, também disponível no Tapas e que está em pré-venda pela editora NewPOP. A versatilidade da autora é algo muito bem aproveitado aqui, com alguns quadros para demonstrar o quanto as criaturas podem ser perigosas, seguidos de quadros cômicos com aquele exagero característico de animes, como Fullmetal Alchemist, por exemplo. A história é completamente colorida, com direito a alguns rascunhos em preto-e-branco de uma “cena pós-creditos” no final de cada história.

Novos capítulos

A obra estava em hiato desde setembro, mas voltou a ser publicada semana passada, agora com um mini arco envolvendo o que pode se tornar uma coadjuvante fixa. A periodicidade de publicação é irregular, mas garanto que isso não atrapalha em nada o divertimento para com a obra. Se você quer uma história descompromissada, com muito bom humor e recheada de referencias que dão uma aula quase literal sobre o folclore brasileiro, Sétimos Filhos é pra você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *