MB Animações: Luca

A Pixar conseguiu, com suas animações, se consolidar no mercado e deixar o público sempre esperando sua próxima obra, curioso para qual o próximo tema.

Já tivemos amizade, relação de mãe e filha, conversa com nossos pensamentos, paternidade e até crítica ao capitalismo! Sim, a Pixar sempre nos brinda com algo criativo e inteligente. 

Mas o que é Luca?

Com direção de Enrico Casarosa, Luca é a animação de 2021 da Pixar. Sua produção é dupla, pois além de se situar nos Estados Unidos da América, também contou com sua parte Italiana. Sua duração média é de 95 minutos e seu lançamento foi no dia 13 de Junho de 2021 (a curiosidade aqui, é que seu lançamento foi no Aquário de Gênova, na Itália).

O filme

O filme se passa em Riviera, uma cidade italiana que vive da pesca, caça e respira suas tradições e expira uma inocência de um tempo sem tecnologia, mas com uma diversa cultura dos bairros italianos da década de 50 e 60. Esquecemos tudo isso rapidamente quando vamos ao Mar, onde toda uma sociedade baseada em mitos e temores vive, respirando a água salgada. Eles são chamados de Monstros Marinhos, mas na realidade são uma sociedade diferente, e Luca, pertence a ela. 

Sua curiosidade o leva à superfície, onde vivem os temerosos humanos, porém, quando ele chega ao seco, ele toma a forma de um humano normal. Rapidamente percebemos que, ao se molhar, ele se transforma no tal monstro e, em sua nova forma, ele conhece Alberto, um dos monstros que vive na superfície como humano.

Inspirações

Luca possui muita inspiração na Itália, primeiramente fazendo referência a diversos diretores Italianos que provavelmente influenciaram o produtor, sendo que isso é visto até na curiosa forma que os Monstros do Filme possuem. A maior referência e essa histórica, é justamente à Carta Marina, o primeiro mapa das terras nórdicas. Explicando: A Península Escandinava foi cartografada pelo Geógrafo e historiador Sueco Olaus Magnus e tem uma grande importância para o contexto de mapas da época de Navegações. Ela foi desenhada em 1539 e possui além dos detalhes, uma quantidade imensa de referência voltada a perigos marinhos, muitos deles desenhados de forma caricatas como monstros para alertar os possíveis perigos do local.

Parte da inspiração vem da própria infância do autor. As provas que Luca e Alberto devem passar são muito voltadas a um desejo infantil de competição e isso é um acalento aos olhares de um mundo polarizado de hoje. 

Metáfora

Assim como toda obra da Pixar, aqui temos uma metáfora voltada a algo essencial, principalmente em tempos conturbados. A diferença.

O recurso é feito de forma magnânima ao demonstrar que diversos preconceitos vêm do medo, consciente ou inconsciente, e que isso é um limiar perigoso. Os monstros não são maus, e os humanos, são… humanos. São iguais, podendo ter suas versões diferentes, mas ainda assim, seres que poderiam viver em uma comunhão tranquila se todos sentassem para uma conversa.

A simplicidade com que se olha para o tema, aborda de forma vitoriosa um tema tão complexo, que na verdade, é muito mais simples do que parece.

Luca é um excelente filme independente do público e isso é mais uma característica dos filmes do estúdio, podendo em suas mais diversas camadas, falar com as mais diversas. 

Divirtam-se!

Luca pode ser assistido na Disney+.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *