MB Literário: Entregas Expressas da Kiki

Entregas expressas da Kiki (Majo no Takkyūbin ou Kiki’s Delivery Service) acompanha Kiki, uma bruxinha adolescente que irá seguir a tradição das bruxas ao completarem 13 anos. Ela deve viajar para outra cidade e viver nela por um ano antes de voltar a visitar sua casa.

Escrito por Eiko Kadono, este romance infanto-juvenil foi publicado no Japão em 1985 e lançado aqui no Brasil pela Editora Estação Liberdade em 2021.

“De início, parece uma cidade como tantas outras. Mas, se olharmos com atenção, percebemos coisas que não são exatamente comuns. Por exemplo, os sinos prateados. Eles estão pendurados nos topos de todas as árvores mais altas da cidade”.

A História

Kiki é uma jovem menina de 13 anos de idade. Ela vive com sua mãe, Kokiri, e seu pai, Okino, e seu gatinho chamado Jiji. Apesar de parecer uma garota qualquer, Kiki, assim como sua mãe, é uma bruxa. Bruxa em treinamento, no caso.

Assim como a tradição conta, quando Kiki completou 10 anos ela escolheu seguir o caminho da magia e iniciar o treinamento dado por sua mãe. Agora, com 13 anos, ela deve cumprir uma jornada acompanhada de seu gato preto, rumo a uma nova cidade e só poderá retornar à casa após um ano.

Animada com sua viagem, Kiki deseja encontrar uma cidade beirando ao mar como sempre sonhou. Ao lado de seu amigo Jiji, a menina irá encontrar seu próprio caminho e criar novos laços e memórias.

“Para Kiki, a ideia de simplesmente seguir os passos da mãe não era tão atraente. ‘Serei o que quiser. Quero escolher por mim mesma’. Era assim que pensava”.

O Livro

O livro trata de várias aventuras, nas quais Kiki vai conhecendo os moradores da cidade de Koriko e conquistando pouco a pouco os cidadãos que possuem certo preconceito para com as bruxas.

Fica claro desde o começo do livro o quanto Kiki deseja desassociar-se de sua mãe, para se tornar um pessoa própria. A garota é jovem e imatura, ainda aprendendo a se virar sozinha.

A jornada para qual Kiki precisa se preparar é mais que um caminho a ser feito ou uma simples tarefa. Em Entregas Expressas da Kiki, a jovem passa por um processo de autodescobrimento e amadurecimento.

Uma história muito boa em uma bela edição. As artes de Daniel Kondo estão em todos os capítulos ilustrando alguns dos momentos da bruxinha e Jiji, o que embeleza ainda mais o livro.

A adaptação animada

Apesar de manter o espírito do livro, a adaptação tem alguns fatores bem diferentes da obra original. Como já é de costume, o filme tende para um lado mais ativo para destacar as animações e seus criadores, o tornando diferente do original, mas não o impede de ser bom. Alguns acontecimentos ganham ganchos diferentes, porém mantém a essência deixada pela autora. A única mudança que realmente me incomodou, e que acontece em muitas adaptações, é a necessidade de jogar um “romance”, o que não é nem um pouco necessário na narrativa.

A Autora

Eiko Kadono nasceu no Japão em 1935. Publicou seu primeiro livro, Ruijinnyo shonen, Burajiru o tazunete (Brasil e Meu Amigo Luizinho), com 35 anos, inspirada por sua experiência no Brasil, onde viveu por dois anos. 

A obra mais conhecida de Eiko Kadono é justamente Majo no Takkyūbin ou Entregas Expressas da Kiki, primeiro livro de uma série de livros sobre as aventuras da bruxinha.

Curiosamente, Takkyubin que significa “entrega rápida em casa” é um serviço de entregas criado e registrado pela empresa Kuroneko Yamato, que mais tarde veio a patrocinar a adaptação longa-metragem produzida pelo Studio Ghibli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *