Anúncio Estação Liberdade: Mil Anos de Mangá

A editora Estação Liberdade anunciou ontem o livro Mil Anos de Mangá (Mille ans de manga). Publicado em 2007 pela editora francesa FLAMMARION, o livro é escrito por Brigitte Koyama-Richard e conta a história do mangá ao decorrer do tempo.

Os mangás encontram-se em todo o mundo, mas principalmente na França, um sucesso considerável e inegável. Frutos de uma longa tradição artística, encontram a sua origem em pinturas antigas como as do templo Shôsôin ou o teto do Kondo do templo Hôryûji (final do século VII).



Dos personagens cômicos das telas de emaki e pergaminhos de tinta (do final do século VIII ao século XII) aos demônios que povoam as histórias de Shigeru Mizuki hoje, do Mangá de Hosukai (1814) a Osamu Tezuka, o “deus da mangá moderno”, desde o nascimento da gekigá na década de 1950 até as últimas criações de Jiro Taniguchi, é toda a história dessa forma de expressão tão viva que nos deu uma abordagem com riqueza e diversidade.

Este mergulho no coração das fontes visuais do mangá permite compreender o quanto essa produção em massa, um meio privilegiado tanto para adultos quanto para crianças, constitui parte essencial da cultura japonesa, tratando de temas variados, leves ou profundos, que vão desde as sagas samurai ou mangás shoujo até as produções alternativas da revista Garo, passando pelas aventuras do famoso Astro Boy ou Lady Oscar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *