MB: Animações: The Cuphead Show
Cuphead é um dos maiores sucessos de games independentes. Tanto por sua qualidade gráfica, que lembra a era de ouro das animações dos anos 1920 e 1930, quanto por sua dificuldade insana para derrotar os inimigos. Surfando no sucesso do jogo, a Netflix fez uma animação com os personagens principais do game.
Netflix é uma das especialistas em identificar potenciais sucessos e gerar conteúdo em cima deles. Alguns dão certo, como Arcane, e outros falham, como Cowboy Bebop e Death Note, mas a empresa segue investindo pesado na criação de conteúdo baseado em produtos do universo geek.
Sua nova aposta é a animação The Cuphead Show, baseado no jogo do pequeno estúdio MDHR Entertainment e lançado pela Microsoft Studios, disponível para todos os consoles da atualidade e PC, que fez muito sucesso.
Cuphead é um jogo de ação de run and gun, onde o jogador controla um dos dois personagens disponíveis em um jogo de tiro insano, onde você enfrenta um inimigo por fase.
A animação tem como foco o público infantil, então a história principal foi de certo modo suavizada. Cuphead continua devendo sua alma ao Diabo, mas não porque foi ao cassino e sim a um jogo num parque de diversões. Os personagens também foram “infantilizados”, os protagonistas são mostrados como duas crianças. O Diabo é um cara mau, mas não cruel e o Rei Dado é um apresentador de TV.
Essa infantilidade deu uma perspectiva diferente a série, lembrando animações como o novo Pica Pau e Tom & Jerry, onde Cuphead (Xicrinho) e Mugman (Caneco) são crianças peraltas, mas politicamente corretas, se metendo em encrencas com diversos vilões do jogo aparecendo em forma de easter egg ou como personagens de caráter duvidoso.
O tipo de animação é maravilhosa, assim como no jogo. Porém, a paleta de cores e a animação são mais modernas, não tendo o compromisso de ser feita manualmente frame a frame. A animação é fluida e, com certeza, o ponto mais positivo da série.
The Cuphead Show é uma bela homenagem ao jogo, porém busca um público mais jovem, o que pode decepcionar os fãs mais fervorosos. O fato de ser curta (cerca de 10 minutos por episódio) pode agradar qualquer público que busca um entretenimento sem compromisso.