MB Review: Shaman King 0
O universo de Shaman King construído é rico em detalhes. Hiroyuki Takei se preocupa em aprofundar as características de seus personagens. Shaman King 0, lançamento da editora JBC, tem essa missão.
Lançado entre 2011 a 2014, foi publicado pela Shueisha na revista Jump X. Atualmente é relançado na editora Kodansha em 2 volumes.
Sinopse: Yoh, Anna, Horu-Horu, Ren… Onde estavam e o que estavam fazendo os personagens principais de Shaman King antes dos eventos vistos no mangá de Hiroyuki Takei? Será que todos já estavam cientes de que iriam participar do Shaman Fight – e desejam participar do torneio? Essas e outras perguntas são respondidas em Shaman King Zero Vol.1, que conta conta histórias que servem de prelúdio para o embate entre Yoh e Hao e de tudo o que acontece na trama principal do clássico Shaman King!!
Coletânea de contos com os principais personagens da história, sua leitura é aconselhável após o término da série principal. A editora adotou a estratégia de lançar o digital antes do físico.
Os contos funcionam como prelúdio dos acontecimentos da série principal, porém seguindo uma linha mais adulta, o que fez com que fosse lançada numa revista Seinen. Os temas abordados são mais pesados e carregam uma forte crítica social.
Mesmo com essa abordagem, as características principais são mantidas. Encontramos a já tradicional rivalidade de Yoh e Ren, os adversários permanecem e nos é apresentada a história sobre a origem de Hao.
As histórias são boas e complementam toda a experiência. Os traços continuam bem trabalhados como os da série principal. Complementa a isso tudo o trabalho feito pela editora JBC para o digital, que não deixa nada a desejar e é perfeito para quem já leu a versão antiga.
Shaman King 0 é um ótimo complemento do universo. Se você ainda não leu a obra, espere a versão física. Caso já a conheça e tenha interesse, a versão digital faz bem sua parte.