MB Animações: Kotaro vai morar sozinho
A história do intrigante menino que está decidido a morar sozinho em um apartamento. Kotaro wa Hitorigurashi é um anime que pode muito bem te surpreender. Saiba o porquê.
O anime é uma adaptação do mangá escrito e ilustrado por Mami Tsuruma desde 2015 e que segue em publicação na revista Big Comic Superior, da Shogakukan. A HQ também foi premiada pelo Electronic Manga Award na categoria Boys do ano de 2018.
Além da adaptação em anime, Kotaro wa Hitorigurashi anteriormente já tinha sido adaptado como um drama de televisão no ano de 2021. Exibido pela TV Asabi, a versão live-action teve 10 episódios.
O primeiro contato com qualquer tipo de história, seja até mesmo por um pôster, nos fazem criar uma prévia impressão que tende a rememorar aspectos de obras que consumimos no decorrer da vida. Mas é experimentando que o surpreendente pode acontecer, no momento em que as narrativas conseguem exceder além de qualquer primeira percepção.
Minha expectativa era assistir apenas uma comédia sobre uma criança que vive sozinha. Sequer imaginava que dentro de Kotaro Vai Morar Sozinho haveria camadas na história que envolvessem temas, como traumas na infância. Algo sensível, orgânico e com um destaque dramático estava ali.
O anime estreou em março deste ano pela Netflix e acompanha a vida de Kotaro Sato, um menino de apenas quatros anos, que conforme o título, realmente vai morar sozinho. Possuindo uma maturidade inesperada para a sua idade, se aproxima de seus vizinhos e, ao decorrer dos episódios, durante momentos compartilhados entre eles, vamos conhecendo aos poucos os porquês de Kotaro não estar com os pais. Além dos complexos que existem e transparecem no cotidiano desse menino.
Não tendo um padrão de animação como o de outras produções mais populares, o anime retrata à sua maneira uma história acessível e, ao mesmo tempo, cheia de sutilezas acerca de traumas e os sentimentos ruins condicionados por ele, que figuram durante um período tão importante na vida de uma criança que ainda está desenvolvendo o seu emocional.
No entanto, existe também um olhar simbólico e esperançoso, em meio às grandes ou pequenas ausências sentidas por Kotaro. Direcionado ao próprio menino que, apesar do enorme peso que carrega, demonstra ainda a pureza de uma criança gentil que cativa os seus vizinhos, tanto a buscarem ao menos um pouco suprir o que falta ao pequeno Kotaro, como na reflexão de seus dilemas pessoais, temas vividos na fase adulta.
Essa é uma história que igualmente nos envolve nesse olhar, sendo acolhedora, emocionando. Kotaro Vai Morar Sozinho é um anime que com certeza pode te fascinar muito se assim permitir.
Plataforma: Netflix
Episódios: 10
Direção: Tomoe Makino (Aharen-san wa Hakarenai)
Estúdio: Liden Films (Tokyo Revengers)
Gêneros: Comédia, Slice of Life