MB Dramas: My ID is Gangnam Beauty

Lançado em 2018, o k-drama My ID is Gangnam Beauty conta a história de Kang Mi Rae, uma garota que passou sua infância sendo alvo de bullying por seus colegas de turma, que a chamam de “ogra”. Mi Rae não aguenta mais passar por tantos tormentos, então, quando ela está prestes a ingressar na faculdade decide realizar uma cirurgia plástica para modificar o seu rosto. 

Em meio a um processo de adaptação com a sua nova aparência, Mi Rae irá se reconhecer, aprender mais sobre si mesma e recuperar sua confiança.

Kang Mi Rae é uma aluna excelente, mas solitária. Ela era julgada pelo seu corpo, então decidiu emagrecer. Porém, isso não foi o suficiente para que se encaixasse nos padrões definidos pela sociedade. Durante o ensino médio, em vez de ser taxada pelo seu peso, passou a ser insultada pelo seu rosto.

Ela não suportava mais ser intimidada por causa de sua aparência. Então, quando a garota passou no exame para ingressar na faculdade, decidiu que gostaria de ser vista como uma garota bonita, ou até mesmo “comum”.

Procedimentos realizados, agora ela não é reconhecida nem pelo próprio pai. Porém, a jovem ainda não está acostumada a chamar atenção das pessoas, pelo menos não de forma positiva. Isto faz com que Mi Rae se encontre ainda um pouco acuada em situações com muitas pessoas.

Em sua nova vida, ela está no foco de muitos, por ser uma mulher bonita ou por uma que realizou plástica. Além de sua proximidade com o calouro Do Kyung Suk, que fora, por algum tempo, estudante da mesma escola que ela.

Kyung Suk parece reconhecê-la, o que faz com que a garota sinta-se ameaçada pela aproximação. Mas o jovem tende a não dar atenção ao exterior e, quando confirma a identidade de Mi Era, passa a manter-se próximo dela. Até, posteriormente, acabar atraído por ela.

“Pare com isso! Não queremos suas sugestões”. “Vai ficar bonita se perder peso?”. “Faça plásticas, deixe o cabelo crescer, mude de estilo.” “…Podemos te falar isso também?”

“Gangnam Beauty” é um termo depreciativo na Coreia do Sul, usado para referir-se à pessoas que fizeram cirurgia plástica. E no k-drama é comumente usado pelas pessoas que veem Kang Mi Rae. Às vezes, pelas costas.

Mi Rae tenta se adequar a um padrão de imagem, sem obter sucesso. Nada nunca está bom. Mesmo após se livrar de um estigma, acaba caindo em outro. O que caracteriza a constante luta pelo enquadramento de muitas mulheres.

Ela passou a ver as pessoas da mesma forma com a qual era vista. Analisando, julgando-as pela aparência. Enquanto vê a si própria como alguém não merecedora. Mesmo tentando começar de novo, ela não consegue deixar o passado para trás.

O drama se desenvolve em torno da jovem que está aprendendo a não se ver de forma depreciativa. A medida em que ela passa a ter mais confiança em si mesma é o momento em que a aparência vai se tornando cada vez menos importante. E a série traz essa mudança de forma gradativa, sem pressionar.

“Para ser amada, preciso ser bonita e meiga. Ao mesmo tempo, não devo saber que sou bonita. Devo ser obediente, e não muito inteligente. Devo sorrir sempre e concordar com as pessoas. Devo ser gentil e simpática.”

Hyun Soo-Ah é a antagonista da história e atrapalha o relacionamento do casal principal. Porém, mesmo ela tem sua própria história. Este é um ponto muito importante da série: não apresenta personagens vagos.

Tratando todo personagem com o mínimo de importância possível, o k-drama expande a trama para além do óbvio. Sem correr para o resultado. Um desenvolvimento necessário, sem enrolação.

Diferente do webtoon/drama True Beauty, que também fala sobre os estigmas da beleza, não existe, de maneira alguma, um triângulo amoroso. Isto é deixado claro desde o começo. Então, se pensa que esse seria um empecilho para começar a assistir, não se preocupe, Gangnam Beauty não é este tipo de drama.

O drama “My ID is Gangnam Beauty” é baseado na webtoon de mesmo nome, criada por Maenggi Ki, publicada pelo Naver Webtoon em 2016.

 

A série entrou para o catálogo da netflix no dia 1 de março e também pode ser encontrada na plataforma do Viki.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.