MB Marvel e DC: Coleção Clássica Marvel – Capitão América Volume 1

Capitão América, um dos heróis mais amados e odiados da Marvel, seja pelo seu senso de dever e patriotismo e por ser o símbolo dos EUA, quanto por ser o personagem que não tem “defeitos”, o que vai ao desencontro de personagem mais modernos.

Porém, o símbolo do sucesso estadunidense não começou com uma HQ própria em sua fase na Era de Prata das HQs americanas. Diferente dos anos 40, quando foi criado, ele precisou dividir a cena com um outro símbolo da Marvel, Tony Stark, o Homem de Ferro, na revista Tales of Suspense.Essa HQ relembra um pouco da fase anterior do Capitão, recontando as suas origens como super soldado, mas a narrativa é bem diferente do que estávamos acostumados desde então.

Steve Rogers é encontrado congelado e é considerado o membro mais fraco dos Vingadores, por isso suas histórias de origem são maravilhosamente recontadas.O leitor é envolvido nas tramas da Era de Ouro dos anos 40, onde a história era um ponto secundário. O que importava era a luta e a ação. Somos apresentados ao seu ajudante, Bucky, que tem uma origem totalmente diferente do MCU e também é contado o surgimento do vilão mais mortífero do herói, o Caveira Vermelha.

A Segunda Grande Guerra é o plano de fundo e o nazismo, o grande vilão maléfico a ser combatido, inclusive com a aparição de Hitler e toda sua maldade e perversidade. O leitor, então, se vê envolvido nessa batalha contra o mal de forma muito dinâmica para época. O detalhe é que Steve Rogers mantinha sua identidade sob sigilo, apenas Bucky sabia da verdade. Fazendo um personagem de um soldado preguiçoso, rebelde e atrevido, servindo de um certo alívio cômico, que não funciona. Tudo isso com uma equipe fantástica composta por Stan Lee, no roteiro, Jack Kirby, nas artes, e Frank Giacoia, na arte-final.

O primeiro volume de Capitão América na Coleção Clássica Marvel apresenta uma boa atualização da história de origem e dá uma boa noção de como é o personagem, com contexto histórico e social. Para quem gosta do personagem ou quer conhecer o Capitão América, é um prato cheio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *