MB Review: Hellbound – Profecia do Inferno vol. 1

Hellbound: Profecia do Inferno é um quadrinho, de Choi Gyu Seok e Yeon Sang-Ho, que começou em 2019 pela plataforma Webtoon e ganhou uma versão impressa pela NewPOP Editora em 2020.

Hellbound conta a história de pessoas que misteriosamente recebem uma profecia de que irão morrer, sendo especificado data e hora. Além disso, as pessoas também ficam sabendo se irão para o inferno, e isso não pode ser evitado.

O webtoon explora muito a parte do ser humano que lida em julgar o que é certo ou errado. Isso, contando com as leis de Deus, é controverso, já que julgar também não é algo imposto a nós. Nessa parte, novamente são submetidos julgamentos sobre “o que essa pessoa fez para ir para o inferno?”, o que traz uma grande incógnita e os leva a discutir se as pessoas são pecadoras. O ser central dessa discussão é um homem chamado Jung Jin Soo, que é presidente da “Organização Nova Verdade”, cujo trabalho central é explorar os casos de pessoas que receberam profecias e mostrar quais pecados e coisas ruins que muitos deles fizeram durante suas vidas.

Até certo ponto isso estava sendo justificado com certa coerência, até que uma mãe que cuida de seus dois filhos sozinha recebe a mesma profecia.

As discussões presentes aqui, são de forma crua e até mesmo sendo discutidas em vários meios e de formas diferentes. Aqui a parte mais debatida é sobre como o culto a algo pode se tornar extremamente tóxico e, mesmo estando de frente da hipocrisia, como as pessoas ainda são extremamente cegas.

Hellbound também é um webtoon completamente preto e branco, o que dá um tom melhor a narrativa, trazendo uma nuance crua de certos fatos e nos impondo muitas vezes a nos colocar no lugar de certos personagens.

A HQ também foi adaptada para uma série na Netflix, que tem um final diferente. Sinceramente, não sei dizer se o da série condiz com o original ou é final próprio, ou se o livro teria uma parte 2, mas ambos são interessantes de dar uma olhada.

Hellbound é uma boa para aqueles que gostam de coisas sobrenaturais e temas sobre seitas ou cultos religiosos. Toca em temas importantes e possui uma boa narrativa que, junto da arte, se torna uma boa pedida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *