MB Animações: Police in a Pod

Em Police in a Pod acompanhamos Mai Kawai, uma fofa policial que ingressou recentemente no serviço público, mas sente que não é qualificada para o trabalho. O primeiro episódio apresenta a personagem se questionando se deveria demitir-se, mas sua visão começa a mudar ao encontrar Seiko Fuji, uma antiga policial da divisão de investigação criminal que foi remanejada por conta de assédio moral. Um encontro predestinado, que seria motivo de arrependimento de Kawai.

Kawai entrou na carreira pela estabilidade do trabalho público, mas com o desenrolar dos episódios percebe o valor do seu trabalho. A partir de suas dificuldades para se firmar na polícia, percebemos os desafios por trás da função, ainda que a partir da comédia.

Police in a Pod foi produzido pelo estúdio Madhouse, conhecido por grandes produções como One Punch Man e Death Note, e dirigido por Yuuzou Satou (Mahou sensou).

Dito isso, o equilíbrio entre comédia e drama funciona muito bem. Boa parte dessa comédia está situada nas próprias percepções de Kawai e seus companheiros de trabalho, ao mesmo tempo em que isso humaniza aqueles personagens que geralmente são simbolicamente tratados como representação de segurança ou violência. Mais do que trazer essa figura como centro, percebemos como, mesmo em um país com valores coletivos tão fortes, ainda temos a necessidade da polícia. Ainda que as operações que nos são apresentadas possam parecer cotidianas, percebemos o peso de cada uma delas nas pessoas que devem lidar diretamente com suas vítimas e nas reações das mesmas. 

Os últimos episódios parecem reforçar essa percepção acerca da importância da polícia. Focado na investigação de uma dupla de criminosos sexuais, a obra apresenta muito bem o esforço por trás dessas ações, em especial o cuidado com as vítimas e como esses crimes deixam marcas imensuráveis. Porém, para além disso, existe uma importante demonstração da importância das mulheres na polícia. Ainda que caia em alguns estereótipos, também desconstrói outros, algo que só é possível por conta da experiência da autora. 

A mangaká Yasu Miko serviu como policial durante 10 anos.

Por fim, Police in a Pod é uma ótima comédia, sua animação é competente no que é proposto, se destacando pela sua comicidade e discussões que apresenta. Atualmente está disponível na Funimation, mas é esperado que migre para a Crunchyroll.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *