MB HQ’s: Batman – Ano Um

Em ‘Batman: Ano Um’ veremos a origem do herói morcego, desta vez mais inexperiente. Em paralelo, James Gordon chegando em Gotham e se deparando com um grande esquema de corrupção no departamento de polícia. Duas histórias de origem com personagens opostos que vão se entrelaçar em uma cidade que está tomada pela violência e corrupção. 

Em 1986, Frank Miller muda o cenário de quadrinhos lançando a minissérie ‘’O Cavaleiro das Trevas’’, onde contaria a história de um Batman no fim de sua carreira. No contrato com a DC para fazer tal história estava incluído uma cláusula que o permitiria criar uma graphic novel contando a origem do herói morcego. Após os eventos da ‘’Crise das Infinitas Terras’’, a editora pediu para que Miller fizesse a tal história, uma vez que a saga anterior iria reconstruir o universo DC do zero.

Lançada em 1987, escrita por Frank Miller e desenhada por David Mazzucchelli, ‘’Batman: Ano Um’’ começa apresentando um James Gordon, ainda tenente, chegando em Gotham City com sua esposa Barbara Gordon, ainda grávida, quando se depara com um grande esquema de corrupção no departamento de polícia, liderado pelo Comissário Loeb.

Paralelamente, Bruce Wayne retorna para Gotham após 12 anos do assassinato de seus pais. Ambos Bruce e Gordon são sufocados pelo clima sujo e violento que a cidade se encontra e decidem combater toda corrupção e violência de frente. Bruce decide se tornar um vigilante máscara, iniciando sua carreira como Batman, combatendo diversos bandidos e até mesmo a polícia, que reprova suas atitudes. 

Em ‘’Ano Um’’ vemos um Batman inexperiente, mais atrapalhado, tendo que aprender na marra como combater o crime, entrando em situações de risco diversas vezes pela falta de experiência e isso faz com que o leitor sinta que o herói tem uma pegada mais humana. Miller também apresenta uma Mulher Gato, já envolvida com Batman logo no início, uma vez que a história serviria como um nova série contínua para o herói.

Em 2011 foi lançado uma animação de mesmo nome adaptando Ano Um e atualmente está disponível no HBO Max. Também serviu de base para diversos filmes como o próprio Batman Begins (2005), do diretor Christopher Nolan.

A edição da Panini atualmente está custando R$ 66,90, trazendo todos os 4 capítulos que concluem o arco e também inclui uma série de extras, como páginas de roteiro e diversos esboços feitos por Mazzucchelli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *